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Agronegócio

VLI supera expectativas e atinge recorde na movimentação de açúcar na safra 2023/24

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A VLI alcançou um marco histórico na safra 2023/24, encerrada em março, ao movimentar um de 6,1 milhões de toneladas de açúcar. Esse volume representou cerca de 17,3% do total de açúcar exportado pelo Brasil durante o período.

Comparado à safra anterior, houve um de 24% na movimentação de açúcar pela VLI. Especificamente no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado no Porto de Santos, o volume cresceu ainda mais, atingindo 5,1 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação à safra anterior.

Esse crescimento é atribuído ao significativo aumento na produção brasileira de açúcar na safra passada, bem como aos investimentos estratégicos realizados pela VLI em com a empresa francesa Tereos em infraestrutura para escoamento da commodity no Brasil, ao longo dos últimos quatro anos.

Uma parte considerável desse volume movimentado pela VLI nas ferrovias, cerca de 1,1 milhão de toneladas, foi fornecida pela Tereos, representando um aumento de 7%.

A colaboração entre as duas empresas é baseada em um modelo de “coinvestimentos”, que envolve a instalação de capacidade de armazenamento nos ativos da transportadora, o que resulta em maior eficiência operacional e aumento da capacidade logística, como explica Carolina Hernandez, diretora comercial da operadora logística.

Em 2020, a parceria entre VLI e Tereos culminou na inauguração de dois armazéns de açúcar, no Tiplam e no Terminal Integrador de Guará (SP), com capacidade para armazenar 115 mil e 160 mil toneladas de açúcar bruto, respectivamente.

Nicolas Swazko, diretor de operações do corredor Sudeste da VLI, ressalta a importância dos terminais privados no Porto de Santos para a economia regional e nacional.

Para a Tereos, garantir um transporte eficiente de seu produto é crucial para otimizar os resultados do negócio, como afirma Gustavo Segantini, diretor comercial da empresa.

Apesar das expectativas de uma safra de cana-de-açúcar mais reduzida no Centro-Sul, a Tereos pretende manter sua produção de açúcar entre 1,9 milhão e 2 milhões de toneladas.

Enquanto isso, a VLI está se preparando para os desafios no transporte de grãos, considerando a possibilidade de um grande volume ser transportado simultaneamente devido à postura mais cautelosa dos produtores, que estão aguardando por preços mais favoráveis. Este cenário, segundo Hernandez, levanta preocupações sobre uma possível alta nos custos de frete.

: portaldoagronegocio

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