A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, apresentou resultados financeiros expressivos no primeiro semestre de 2024, consolidando sua trajetória de crescimento. A receita líquida da companhia atingiu R$ 5 bilhões, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023, enquanto o EBITDA registrou um crescimento de 19%, totalizando R$ 2,66 bilhões.
Esse desempenho positivo foi resultado do foco contínuo da VLI em segurança e eficiência operacional, com ênfase em inovação e disciplina na gestão. A geração de caixa operacional alcançou R$ 2,44 bilhões, dos quais R$ 1,84 bilhões foram reinvestidos no negócio, representando um aumento de 44% em comparação ao ano anterior.
fábio Marchiori, ceo e CFO da VLI, destacou que a empresa mantém seu compromisso com a satisfação dos clientes e a segurança operacional. “Continuamos focados em atender às demandas das ferrovias e portos onde operamos, garantindo a estabilidade e segurança das operações. Nossa gestão financeira sustentável visa proporcionar retorno aos nossos investidores, que colaboram conosco na construção do futuro da logística nacional”, afirmou Marchiori.
A VLI também registrou um crescimento expressivo nas operações rodoviárias por meio da plataforma Trato, desenvolvida internamente para otimizar a logística dos caminhões que acessam os terminais. No primeiro semestre de 2024, a plataforma movimentou 1,37 milhão de toneladas, um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Realizações Importantes no Semestre
No primeiro semestre de 2024, a VLI alcançou marcos significativos em diversas áreas. Entre eles, destaca-se o recorde histórico de movimentação de açúcar na safra 2023/2024, com 6,1 milhões de toneladas transportadas pelas ferrovias e 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), representando aumentos de 24% e 28%, respectivamente, em comparação à safra anterior.
Outro destaque foi a entrega de 168 novos vagões graneleiros para a Ferrovia Norte-Sul (FNS), adquiridos em 2023 junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um investimento total de R$ 200 milhões, que incluiu também a compra de três locomotivas para operação na região.
Além disso, a VLI emitiu duas debêntures no valor total de R$ 1,85 bilhão durante o semestre. A controlada VLI Multimodal (VMM) captou R$ 1 bilhão, que será direcionado a investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), enquanto a Ferrovia Norte-Sul (FNS) emitiu R$ 850 milhões, destinados à recompra da FENS11 e à recomposição do caixa. Ambas as emissões receberam a classificação AAA da Fitch Ratings.
Fonte: portaldoagronegocio