As mais de 300 marcas expositoras – nacionais e internacionais – já confirmadas na 3ª edição da Wine South America – maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina – estão preparando suas novidades para o evento, que acontece de 21 a 23 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (RS), região estratégica no Cone Sul – porção do continente que engloba Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – e conhecida como a capital do vinho brasileiro.
Após dois anos, a WSA retoma seu formato presencial com números expressivos de produtores nacionais e internacionais de vinhos, espumantes e suco de uva, importadoras, além de produtores de azeite de oliva, cachaça e destilados, que vão apresentar seus destaques aos mais de 7 mil visitantes que devem passar pelos corredores da feira.
“Vamos marcar a volta presencial com uma feira ainda maior e mais completa, mantendo nossos principais propósitos: reunir público qualificado e promover negócios. Essas foram as bases de nossas duas edições presenciais bem-sucedidas e do trabalho que realizamos durante a pandemia, quando continuamos fomentando o setor com projetos digitais que promovem a comercialização de vinhos durante todo ano”, detalha Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
O evento é direcionado a profissionais do segmento: importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; varejistas especializados em vinhos e outras bebidas. Compradores interessados em participar podem realizar a sua inscrição no site www.winesa.com.br/visitante/convite-comprador.
O Velho e o Novo Mundo do vinho
Com a missão de apresentar um painel diversificado de países produtores, a Wines South America apresentará rótulos de regiões reconhecidas na produção vitivinícola mundial, como Itália, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, Portugal, França e Espanha, e terroirs promissores, como Macedônia, Geórgia e Eslovênia.
Na Enoteca Italiana, o país será representado por cerca de 120 rótulos trazidos ao Brasil por importadoras de vinhos italianos, além de outros 70 vinhos ainda inéditos, apresentados por 18 importantes vinícolas do país europeu, que desembarcam por aqui pela primeira vez. A participação é coordenada pela ITA – Italian Trade Agency, que também promove a vinda do primeiro Master of Wine da Itália, Gabriele Gorelli, para conduzir masterclasses exclusivas no evento.
Vinícolas do Uruguai, Portugal, França, Espanha, Macedônia, Geórgia e Eslovênia participam com espaços próprios e também em stands de importadoras. Chile e Argentina organizam a vinda em grupo.
A diversidade dos vinhos do Brasil estará muito bem representada por produtores de regiões tradicionais como Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Flores da Cunha, na Serra Gaúcha (RS), e São Joaquim (SC), além de novos terroirs que vêm se destacando, caso de São Roque, Jundiaí e Ribeirão Branco, em São Paulo, e Boa Esperança e Caldas, em Minas Gerais.
Além disso, o Sebrae-RS reunirá sete vinícolas com vinhos de mínima intervenção e o Sicredi coordena a participação de nove pequenas vinícolas familiares.
Rodadas de negócios com compradores internacionais
Mais do que promover e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America tem como objetivo efetivar novos negócios e a expansão internacional do mercado vitivinícola do Brasil. Para isso, a WSA e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o apoio da UVIBRA-Consevitis-RS, promovem o Projeto Comprador Internacional.
O programa traz compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para participar de reuniões pré-agendadas com as vinícolas do Brasil na feira. Integra, ainda, a programação do grupo, visitas técnicas às vinícolas da região da Serra Gaúcha – a principal região produtora de vinhos do País.
“Programas como o Projeto Comprador Internacional fomentam o comércio internacional da categoria, permitindo o crescimento nas exportações de vinhos, espumantes e suco de uva do Brasil. O apoio da Apex-Brasil reflete na execução da Uvibra-Consevitis e é fundamental para a promoção do vinho brasileiro através do plano de marketing que compreende outras ações no mercado externo, como participação em feiras”, explica Rafael Romagna, do projeto Wines of Brazil.
Wine Conference e Espaço Masterclass
A aguardada programação de palestras e masterclasses da Wine South America já está no ar! O evento reunirá um time de grandes nomes do setor conduzindo talks e degustações temáticas que vão abordar temas pertinentes do atual cenário vitivinícola mundial.
O auditório principal da feira vai sediar o Wine Conference, que promoverá a mesa-redonda ‘Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022’, com uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda; e também um painel que abordará ‘O papel das redes sociais no mercado de vinhos’.
No Espaço Masterclass, a Wine South America realizará degustações temáticas conduzidas por especialistas, com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). O ambiente foi idealizado para estimular e proporcionar a convivência e o aprendizado, reunindo profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas.
Os destaques ficam por conta da prova ‘Top 5 Tendência de Vinhos no Brasil para 2023’, que, como o nome indica, vai trazer uma seleção de vinhos que indicam tendências de produção e consumo para o ano que vem; e da degustação ‘Sotaques do Brasil! Vinhos brasileiros com comidas típicas do Brasil’, que trará rótulos nacionais e dicas de harmonização com a nossa gastronomia.
As inscrições para as palestras e degustações são gratuitas e estarão abertas em breve em www.winesa.com.br. As vagas são limitadas. Para participar da programação paralela é necessário adquirir o ingresso que dá acesso à Wine South America: www.winesa.com.br/visitante/ingressos.
Ingressos: www.winesa.com.br/visitante/ingressos