A empresa de saúde animal Vaxxinova realizou, em parceria com a produtora de ração animal Aquavita – Guaraves, um evento acerca dos Desafios em Saúde & Nutrição na Tilapicultura. As palestras aconteceram no dia 19 de julho, na cidade de Paulo Afonso, Bahia, e foram destinadas a produtores e técnicos de pisciculturas da bacia do Rio São Francisco, além das equipes técnicas e comerciais da Aquavita e Vaxxinova.
O objetivo do evento foi apresentar o panorama das doenças emergentes que afligem as tilapiculturas instaladas na bacia do Rio São Francisco, bem como as estratégias nutricionais disponíveis para promover um aumento de resistência dos peixes frente aos desafios sanitários crescentes na região, numa ação de completa sinergia entre as duas companhias que são referência em qualidade e eficiência no mercado Aqua brasileiro.
Segundo Santiago Benites de Pádua, gerente de marketing de aquacultura da Vaxxinova, foram apresentados os resultados referentes à vigilância epidemiológica feita pela Vaxxinova, em parceria com o laboratório AQUAVET/UFMG nos últimos três anos de trabalho na região, bem como o anúncio da incorporação de novas soluções em vacinas injetáveis contra lactococose e estreptococoses para o Nordeste. “Somos referência em serviço de campo, atrelado ao diagnóstico de alto nível, com entrega de soluções customizadas que nos permitiu alcançar a liderança no mercado de vacinas autógenas para tilápias no Brasil” afirmou Santiago.
A Drª. Silvia Pastore, especialista em nutrição animal da Aquavita, esteve presente no evento apresentando como os ingredientes e nutrientes que compõem a ração dos peixes podem promover melhoria sobre a defesa orgânicas dos animais, e também como a ação de vitaminas, ácidos orgânicos, bem como outros aditivos nutricionais quando combinados de forma equilibrada podem promover efeitos sinérgicos em prol da produção de animais mais saudáveis.
“Esta é uma oportunidade única para atualizar todos os envolvidos sobre a dinâmica de patógenos que circulam na bacia hidrográfica do rio São Francisco, a relação entre diferentes fazendas que compartilham o mesmo recurso hídrico, e, principalmente, propagar os conhecimentos e soluções gerados pelas empresas de saúde e nutrição animal que atuam no setor de aquacultura, uma vez que todos estão interconectados nesta atividade que proporciona inúmeras riquezas por onde se instala”, ressalta Santiago.