O caminho percorrido pela carne do campo até chegar ao consumidor foi destaque no Workshop Carne Angus realizado na segunda-feira (21/11) em Santa Maria (RS). O evento, que reuniu aproximadamente 100 criadores, empresários e profissionais ligados ao agronegócio, foi promovido pela Associação Brasileira de Angus e pelo Frigorífico Silva no restaurante Dos Cocinas. O encontro contou com a entrega de prêmios aos vencedores do Concurso de Carcaça Angus realizado no Frigorífico Silva em outubro. Foram premiadas a Fazenda Tesouras, de Chapada (RS), primeiro lugar nos machos cruza, e a Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra (RS), primeiro lugar nas fêmeas cruza.
Segundo o sócio e diretor comercial do Frigorífico Silva, Gabriel Silva, o evento foi inovador promovendo essa integração dos elos da cadeia, varejo, indústria e produtor. “Ficou claro para cada um valorizar os custos de operação. O varejo poder ver o trabalho do produtor para ter a carne de qualidade. O produtor pode entender a pressão que o varejo enfrenta na ponta. O frigorífico apresentou as dificuldades que vem enfrentando. E conseguimos debater o padrão de um gado ideal, o que o mercado vem buscando com equilíbrio entre qualidade e custo. Foi muito positivo”.
O chefe Diego Braga preparou cortes do dianteiro como flat iron, short rib, chuck eye e denver steak do Silva. Ele explicou que os cortes foram assados na parrilla, incluindo a apresentação de língua defumada para degustação. “Pude apresentar a história dos cortes aos participantes do evento, assim como as demandas de consumo, destacando que os restaurantes também são importantes na cadeia porque é nestes locais que o cliente tem o primeiro contato, para depois buscar no varejo”.
A demanda de consumo, com exemplos dos produtos mais vendidos e daqueles que agregam mais valor para a Carne Angus Certificada, foi apresentada pela rede de Supermercados Angeloni. O gerente de Negócios Perecíveis da Rede, Juliermes Basso, destacou a relevância de oportunidades como a promovida no encontro. “Essa comunicação entre o produtor, o frigorífico e o varejo é de extrema importância. Foi fundamental para entender e escutar as vontades de cada um. Como varejo eu trago o que o consumidor quer e percebi que o produtor está muito interessado em saber isso”, pontuou.
Gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, reforçou a percepção do representante do varejo. “Se conseguirmos integrar os elos da cadeia poderemos atender cada vez mais e com mais qualidade o consumidor, desenvolvendo o setor como um todo”. Milton Martins Moraes Filho, diretor do Programa Carne Angus Certificada, pontuou que a participação de produtores, indústria e varejo, inclusive superando as expectativas, demonstra a importância de realizar eventos como este que valorizam o setor como um todo.
Fonte: portaldoagronegocio