Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Usinas da Índia renegociam acordos de exportação de açúcar visando preço melhor

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Usinas da Índia renegociam acordos de exportação de açúcar visando preço melhor

Usinas de açúcar indianas têm renegociado e ficado inadimplentes em contratos para fornecer 400.000 toneladas do adoçante a compradores estrangeiros, já que os preços dispararam depois que o governo cortou a cota de exportação deste ano, disseram cinco negociantes à Reuters.

As renegociações e inadimplência das usinas da Índia, segundo maior exportador mundial de açúcar, podem sustentar os preços globais da commodity.

As usinas começaram a vender açúcar para casas comerciais no final de agosto e assinaram acordos para fornecer cerca de 2 milhões de toneladas de açúcar para exportação antes mesmo de Nova Délhi aprovar uma cota de exportação de 6 milhões de toneladas no início deste mês.

“Algumas usinas que assinaram acordos com antecedência não estão honrando os contratos. Elas estão ameaçando entrar em default a menos que os compradores estejam prontos para renegociar a preços mais altos”, disse um negociante de Mumbai com uma trading global.

Quatro outras fontes confirmaram que os acordos de exportação foram renegociados ou registram inadimplência, recusando-se a ser identificados por causa da política de suas empresas em falar com a imprensa.

Dois meses atrás, usinas no estado de Maharashtra, no oeste, e na vizinha Karnataka vendiam açúcar a cerca de 34.000 rúpias (420 dólares) por tonelada para casas comerciais, mas agora os preços ultrapassaram 37.000 rúpias, levando algumas usinas a se afastarem dos acordos, disse outro comerciante de Mumbai.

Os preços do açúcar indiano subiram com a depreciação da rúpia para uma mínima recorde. Também foram impactados pela alta dos preços globais depois que a Índia alocou sua cota de exportação de 6 milhões de toneladas, abaixo das exportações do ano passado de mais de 11 milhões de toneladas.

A Índia exporta açúcar principalmente para a Indonésia, Bangladesh, Iraque, Malásia, Emirados Árabes Unidos e países africanos.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.