“A UPL enaltece o trabalho dos agricultores brasileiros, responsáveis por alimentar quase 1 bilhão de pessoas no planeta, mesmo com grandes desafios climáticos, fitossanitários e econômicos. Neste projeto, reconhecemos pessoas que contribuem com a produção sustentável, pilar do trabalho desenvolvido pela UPL, de forma a incentivar ações semelhantes”, afirma Liara Aranha, coordenadora de comunicação da UPL Brasil.
Entre as histórias contadas pela UPL está a de Edilson Piaia, pecuarista e produtor de soja e algodão em Campo Novo do Parecis (MT). Na lavoura desde os 15 anos, ele associa a agricultura com grande área de preservação e investe na reposição da microbiota, o que tem beneficiado o solo e faz a diferença tanto para a agricultura quanto para o manejo do gado. “A gente vive o dia e a noite para a terra”, diz.
Outros três produtores que contam suas experiências sustentáveis na série ”O Lado Terra do Agricultor” são Emilio Favero – que mantém pomares de citros em Botucatu (SP) –, Maurício de Bortoli – produtor de soja, milho, trigo, aveia e cevada em Cruz Alta (RS) – e Luiz Tonin – que investe em café em São Sebastião do Paraíso (MG). Os protagonistas dos vídeos investem em sustentabilidade e boas práticas agrícolas.
“A UPL tem como meta reimaginar a sustentabilidade na produção global de alimentos. Identificar e reconhecer ações de parceiros que caminham conosco nessa direção é uma forma de motivar outros agricultores a adotarem boas práticas como forma de melhorar o futuro do nosso planeta, dando visibilidade a projetos íntegros e que têm eficácia comprovada no campo, gerando bons frutos”, finaliza Liara Aranha.
Para assistir, basta acessar www.youtube.com/UPLBrasilOficial