Até 21 de outubro, as exportações de grãos da Ucrânia na temporada que se estende de julho a junho de 2024/25 totalizaram 13 milhões de toneladas métricas, conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta segunda-feira. Esse número representa um aumento significativo em relação aos aproximadamente 8,3 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano anterior, em 23 de outubro de 2023.
Dentro deste volume, destacam-se 7,2 milhões de toneladas de trigo, 3,8 milhões de toneladas de milho e 1,7 milhão de toneladas de cevada. Para garantir o suprimento interno, o governo ucraniano, em colaboração com associações agrícolas, estabeleceu um limite para as exportações de trigo na atual temporada, fixando-o em 16,2 milhões de toneladas.
Até o momento, os comerciantes utilizaram quase 44,5% da cota de exportação de trigo acordada, enquanto não há restrições em relação à exportação de outras commodities. O ministério reportou que aproximadamente 2,6 milhões de toneladas de grãos foram exportadas até agora em outubro, em comparação com 1,6 milhão de toneladas no mesmo período do ano passado, entre 1 e 23 de outubro.
A expectativa é que a safra combinada de grãos e oleaginosas de 2024 diminua para 77 milhões de toneladas, sendo cerca de 54 milhões de toneladas apenas de grãos. Na temporada de comercialização de 2023/24, as exportações de grãos da Ucrânia alcançaram cerca de 51 milhões de toneladas, um aumento em relação às 49,2 milhões de toneladas do ano anterior.
Fonte: portaldoagronegocio