O clima sem precedentes devastou terras agrícolas em todo o mundo no verão de 2022. De acordo com o programa de observação da Terra da União Europeia, 2022 trouxe à Europa seu verão mais quente já registrado e sua pior seca em 500 anos entre junho e agosto. Culturas essenciais como batatas, cebolas e cenouras ficaram muito atrás de seus números habituais, por exemplo. Já pensou se houvesse uma plantação que pudesse alimentar milhões e prosperar em temperaturas quentes?
É o que o Instituto de Pesquisa Científica da Inglaterra e o Instituto de Pesquisa Científica no México estão fazendo, ou seja, testando uma nova variedade de trigo, que fornece mais “calorias globais” do que qualquer outra cultura e que pode servir exatamente para isso, alimentar a população mundial.
Os estudiosos disseram em entrevista ao Science Daily , que a variedade contém uma composição genética única. Os testes de campo estão ocorrendo atualmente no México, que experimentou sua própria seca ruinosa neste verão. A descoberta é a mais recente de uma linha de possíveis soluções para a escassez global de alimentos, dividindo o palco com as chamadas “culturas órfãs”, como milho e o trigo sarraceno.
Fonte: portaldoagronegocio