Em tarde de valorização da raça Angus na pista do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, as propriedades Três Marias, Tradição e Passo Comprido, todas de Santa Vitória do Palmar (RS), venceram os grandes campeonatos de rústicos da 91ª Expofeira da cidade. O julgamento, comandado pelo jurado e diretor da Associação Brasileira de Angus, Fábio Langlois Ruivo, reuniu criadores da região nas arquibancadas, além de pecuaristas de todo o país de forma virtual. O presidente da entidade, Nivaldo Dzyekanski, que acompanhou o evento, destaca que “desde que assumi a associação, estar mais próximo aos núcleos e aos criadores era uma das minhas metas, mas em função da pandemia ficamos dois anos sem poder fazer essa gira. Por isso, é motivo de grande alegria estar aqui para acompanhar o julgamento”.
Nas fêmeas PO, a Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS), fez dobradinha, levando o mérito de trio grande campeão com o lote 2 (TE164, TE156 e TE140) e o de reservado de grande campeão com o lote 1 (TE514, TE516 e TE484). A vaca jovem 3 Marias TE140 Reign TE6683 Heavy Hitter, integrante do trio vencedor do grande campeonato, foi eleita a melhor fêmea PO da exposição.
A Estância Passo Comprido, de César Augusto Rabassa Hax, de Santa Vitória do Palmar (RS), levou o título de trio grande campeão entre as fêmeas PC com o lote 5 (614, 592 e 567). O lote 3 (508, 474 e 448), da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, foi o reservado de grande campeão. O mérito de terceiro melhor trio foi conquistado pelo lote 4 (A27, A14 e A13), da Estância Santa Amélia, também de Santa Vitória do Palmar (RS). A melhor fêmea PC da mostra foi a novilha menor Passo Comprido 592, pertencente ao trio grande campeão.
Entre os machos PO, o lote 8 (T154, T161 e T165), da Estância Tradição, de Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), sagrou-se como trio grande campeão da exposição. A propriedade ainda levou o terceiro melhor trio com o lote 7 (T156, T155 e T153). O título de reservado de grande campeão ficou com o lote 11 (197, 193 e 187), da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, propriedade a que pertence também o melhor macho PO da mostra: o touro de dois anos 3 Marias 193 West River TB192 Cande.
A Estância Três Marias ainda arrematou o mérito de trio grande campeão de machos PC com o lote 16 (431, 425 e 421) e o de melhor macho PC da exposição com o touro de dois anos 3 Marias 421 West River. O trio reservado de grande campeão foi o lote 17 (525, 487 e 478), da Estância Passo do Comprido, de César Augusto Rabassa Hax. O reconhecimento de terceiro melhor trio foi conquistado pelo lote 15 (2722, 2712 e 2713), da Estância Tradição.
Segundo o jurado, Santa Vitória é um dos berços da genética de qualidade da raça Angus atualmente, com criatórios muito expressivos e criadores competentes. “Julgar nessa pista é um desafio e ao mesmo tempo um orgulho muito grande, pois eu sei o que ela representa em termos de qualidade e tradição para o cenário Angus brasileiro”, ponderou Ruivo.
A presidente do Núcleo Centro-Sul de Criadores de Angus e criadora da raça, Claudia Talavera Campos, reforçou que foram colocados em pista animais bem apresentados e preparados. “Tivemos um julgamento excelente, embasado e muito consistente. Além dos fenótipos, também foram considerados os dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, o Promebo. Gostaríamos de agradecer a todos os expositores pela participação e pelo trabalho de qualidade”.
O julgamento teve transmissão pela TV El Campo, com comentários do gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, e do integrante do Conselho Técnico da entidade, Leandro Hackbart.