O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elogiou nesta terça-feira (30/8) o trabalho dos pecuaristas goianos. “Os senhores investiram e fizeram um trabalho fundamental para que o nosso rebanho alcançasse a qualidade genética que tem hoje”, disse ele, durante a abertura da Goiás Genética 2022 — Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina. O evento, realizado pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), segue até domingo (4/9) no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.
A abertura do evento contou com a participação de autoridades públicas, representantes do setor agropecuário, pecuaristas e técnicos. Em seu discurso, Tiago Mendonça lembrou ainda que a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e a AGCZ mantêm parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para facilitar o acesso de pequenos criadores goianos a animais de alto padrão genético. O objetivo é incentivar o melhoramento do rebanho estadual.
O presidente do Sistema Faeg/Senar, deputado federal José Mário Schreiner, ressaltou que “basta visitar a Goiás Genética para entender o segredo do salto de desenvolvimento que o agronegócio brasileiro experimentou nos últimos anos”. Schreiner citou projetos para suprir a carência de mão-de-obra no campo. Um deles é a implantação de um banco de talentos, para que as empresas possam localizar profissionais. “Queremos inverter a lógica e fazer com que as pessoas voltem para o campo”, resumiu.
Em 2022, a Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ) comemora 50 anos de existência. Para o presidente da entidade, Gilberto Marques Neto, a pecuária goiana tem como desafio alcançar o mesmo nível de desenvolvimento tecnológico da agricultura no Estado. Neste sentido, ainda segundo ele, a Goiás Genética 2022 cumpre um papel importante na medida em que “oferece soluções para que cada um consiga exercer sua atividade com eficiência e lucratividade”.
O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, se mostrou impressionado com a organização e a estrutura do evento, montada no Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, na Nova Vila, em Goiânia. “Pela primeira vez, consegui ver todas as raças zebuínas no mesmo pavilhão. É um grande resgate histórico do zebu. Parabéns. Estamos aqui para isso: para fortalecer o zebu no Brasil”, declarou.
Além de palestras, leilões e outras atividades, a programação da Goiás Genética 2022 abriga a 19ª Nacional da Raça Sindi. Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Orlando Procópio afirmou que a raça vem crescendo a passos largos “por seus próprios méritos” no País e que era um “sonho” realizar a Nacional fora do Nordeste e da região de Uberaba (MG). “Goiás tem uma pecuária pujante e tenho certeza de que teremos um evento com programação forte até o último dia”, concluiu.