Sophia @princesinhamt
Agronegócio

“Trabalho dos pecuaristas foi fundamental para qualidade do rebanho de Goiás”, afirma secretário Tiago Mendonça

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
“Trabalho dos pecuaristas foi fundamental para qualidade do rebanho de Goiás”, afirma secretário Tiago Mendonça

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elogiou nesta terça-feira (30/8) o trabalho dos pecuaristas goianos. “Os senhores investiram e fizeram um trabalho fundamental para que o nosso rebanho alcançasse a qualidade genética que tem hoje”, disse ele, durante a abertura da Goiás Genética 2022 — Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina. O evento, realizado pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), segue até domingo (4/9) no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

A abertura do evento contou com a participação de autoridades públicas, representantes do setor agropecuário, pecuaristas e técnicos. Em seu discurso, Tiago Mendonça lembrou ainda que a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e a AGCZ mantêm parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para facilitar o acesso de pequenos criadores goianos a animais de alto padrão genético. O objetivo é incentivar o melhoramento do rebanho estadual.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, deputado federal José Mário Schreiner, ressaltou que “basta visitar a Goiás Genética para entender o segredo do salto de desenvolvimento que o agronegócio brasileiro experimentou nos últimos anos”. Schreiner citou projetos para suprir a carência de mão-de-obra no campo. Um deles é a implantação de um banco de talentos, para que as empresas possam localizar profissionais. “Queremos inverter a lógica e fazer com que as pessoas voltem para o campo”, resumiu.

Em 2022, a Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ) comemora 50 anos de existência. Para o presidente da entidade, Gilberto Marques Neto, a pecuária goiana tem como desafio alcançar o mesmo nível de desenvolvimento tecnológico da agricultura no Estado. Neste sentido, ainda segundo ele, a Goiás Genética 2022 cumpre um papel importante na medida em que “oferece soluções para que cada um consiga exercer sua atividade com eficiência e lucratividade”.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, se mostrou impressionado com a organização e a estrutura do evento, montada no Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, na Nova Vila, em Goiânia. “Pela primeira vez, consegui ver todas as raças zebuínas no mesmo pavilhão. É um grande resgate histórico do zebu. Parabéns. Estamos aqui para isso: para fortalecer o zebu no Brasil”, declarou.

Além de palestras, leilões e outras atividades, a programação da Goiás Genética 2022 abriga a 19ª Nacional da Raça Sindi. Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Orlando Procópio afirmou que a raça vem crescendo a passos largos “por seus próprios méritos” no País e que era um “sonho” realizar a Nacional fora do Nordeste e da região de Uberaba (MG). “Goiás tem uma pecuária pujante e tenho certeza de que teremos um evento com programação forte até o último dia”, concluiu.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.