Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Tiplam embarca recorde de 70 mil toneladas em único navio com açúcar após desassoreamento de canal

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Antes, o maior volume alcançado em um navio havia sido 63 mil toneladas de açúcar, disse em nota à Reuters a proprietária do terminal VLI, pontuando que o marco contribui com perspectivas otimistas em meio a uma projeção nacional de safras recordes de grãos e açúcar.

Para o ano, o Tiplam prevê que a movimentação de cargas do agro, como soja, milho, açúcar e fertilizantes, deverá crescer 6,8% para um recorde de 12,5 milhões de toneladas, com impulso da safra histórica prevista e maior demanda da China.

“O desassoreamento do canal é uma atividade rotineira nos portos brasileiros, que realizamos a cada dois anos para manutenção no Tiplam”, disse em nota o gerente-geral de Operações do Tiplam, Denilson Fernandes.

“O serviço é fundamental para dar continuidade ao volume crescente de exportações por meio do terminal e reforça a capacidade da companhia de atender aos nossos clientes em um período em que são esperadas safras recordes de açúcar e de grãos.”

O desassoreamento que resultou no aumento do calado, segundo a VLI, ocorreu entre 1º e 25 de fevereiro, quando um levantamento batimétrico apontou possibilidade de melhoria para os berços de exportação 2 e 3, com aumento de 15 cm.

Com o serviço, a profundidade passou a ter 13,35 metros e resultou no aumento da capacidade de embarque em mil toneladas por navio, que correspondem a 120 mil toneladas a mais por ano, disse a VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista.

A VLI destacou ainda que o trabalho foi feito com as devidas licenças ambientais e que a empresa “monitorou todas as questões relacionadas ao meio-ambiente, incluindo a disposição de sedimentos conforme determinação dos órgãos responsáveis”.

O embarque de cargas realizado pelo Tiplam é uma das principais etapas da cadeia logística criada pela VLI no Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), rota de alta relevância para o escoamento nacional de granéis agrícolas, disse a companhia.

Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país, como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, o terminal é responsável pela exportação de 27% de todo o açúcar brasileiro via litoral santista, segundo a empresa.

O Tiplam exportou no ano passado cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro, contra 7,3 milhões de toneladas em 2021, de acordo com a VLI. A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas em 2022.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.