Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Tereos atinge novo recorde de exportação de Açúcar VHP para a Ásia: um marco alcançado.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em julho de 2024, a Tereos estabeleceu um novo recorde ao realizar o maior embarque de açúcar VHP (Very High Polarization) da safra 2024/2025. A operação, que envolveu o carregamento de 60 mil toneladas em um navio, teve destino o mercado asiático, especificamente a Indonésia. O embarque foi realizado no Terminal Integrador Luiz Antônio (Tiplam), da VLI, localizado na Baixada Santista. O Tiplam é um ponto estratégico para os fluxos de importação e exportação no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica.

Desde a inauguração, em novembro de 2020, de dois armazéns dedicados ao açúcar — um no Tiplam e outro no Terminal Integrador de Guará (TIGU), em São Paulo —, a parceria entre VLI e Tereos tem se consolidado. O armazém do Tiplam possui capacidade para 115 mil toneladas de açúcar bruto, enquanto o TIGU, próximo às unidades industriais da Tereos, comporta até 160 mil toneladas. Esse complexo logístico é fundamental para o escoamento do açúcar destinado à exportação.

O embarque recorde sublinha o avanço significativo da Tereos em sua capacidade de exportação e reforça sua posição de destaque no setor. “Este marco demonstra nossa capacidade de atender grandes demandas internacionais e fortalece nossa parceria com a VLI, que é crucial para operações dessa magnitude”, afirma Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Nicolas Szwako, diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, destaca a eficiência das operações logísticas: “A nossa capacidade de operar de forma multimodal e a distribuição estratégica ao longo do Corredor Sudeste nos permite movimentar o açúcar das regiões produtoras de Goiás, Minas Gerais e São Paulo de maneira ágil e segura, gerando valor para nossos clientes e impulsionando as exportações brasileiras.”

Para o segundo semestre de 2024, a Tereos já projeta novos grandes embarques de açúcar VHP para a Ásia. O açúcar VHP, caracterizado por ser menos úmido e de coloração mais escura, é frequentemente exportado para refino em outros países.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.