Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Tendência de queda nos preços dos alimentos e altas nos produtos de higiene: estudo da Esalq em Ciências Econômicas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Atentando-se ao grupo de alimentação, este vem seguindo uma tendência de queda entre os meses de jan/23 e mai/23, apresentando aumento em seu valor somente no mês de mar/23. No grupo de limpeza doméstica, o estudo registra valor do mês de janeiro muito idêntico ao valor do mês de maio, destacando apenas uma valorização expressiva no mês de março.

Já no grupo de higiene pessoal, as variações também não foram muito acentuadas. Quando comparado o mês de maio com o início do ano percebe-se um aumento não muito expressivo em seu valor, porém há tendência de alta com destaque na valorização ocorrida no mês de março.

Conjuntura industrial

Desde 2021, a partir de uma parceria entre o departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e o Sindicato da Indústria de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras – Simespi, pesquisadores publicam o Boletim de Conjuntura Industrial. O estudo atual traz um levantamento de horas trabalhadas na indústria e a evolução do número de empregados no setor. Ambos os indicadores apresentam leve tendência de alta nos últimos 12 meses

Equipe – O Boletim da Conjuntura Industrial e o Índice da Cesta Básica são produzidos por estudantes do curso de Ciências Econômicas da Esalq, que integram o Geedes (Grupo de Extensão em Economia Gestão e Desenvolvimento Sustentável) e o Gephac (Grupo de Extensão e Pesquisa em História e Evolução da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais). Ambos são orientados Carlos Eduardo de Freitas Vian, professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia e Delegado Distrital do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.