Desde segunda-feira (22), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para a coleta de dados que comporão a penúltima estimativa da produção brasileira de grãos. A equipe da Conab realizará a coleta até o próximo sábado (27) e os dados serão incluídos no 11º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024.
A pesquisa abrange todos os estados produtores do Brasil, com saídas de campo programadas para Pernambuco, Ceará, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Além da visita às lavouras, a equipe também conduz pesquisas remotamente, em colaboração com produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, empresas de insumos e comercialização, entre outros parceiros do setor.
Para complementar as informações coletadas, a Conab utiliza georreferenciamento das culturas, empregando imagens de satélite para analisar a produtividade e a extensão das áreas cultivadas.
Nesta edição, o foco principal está na finalização da colheita da 2ª safra, com uma atenção especial ao desempenho das lavouras de milho. Também serão avaliados a conclusão da semeadura das culturas de inverno e o desenvolvimento dessas culturas.
No Rio Grande do Sul, a estimativa tem exigido um esforço considerável por parte dos funcionários da Companhia e dos colaboradores que fornecem informações. O uso de geotecnologia tem sido crucial para o dimensionamento da produção na região.
Os números atualizados do 11º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 serão divulgados no dia 13 de agosto, apresentando o resultado da produção em todo o país.
Fonte: portaldoagronegocio