Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Syngenta apresenta técnica exclusiva de fermentação controlada para o cultivo do café no 9º Coffee Dinner & Summit

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizou nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo, o 9º Coffee Dinner & Summit, que reuniu os principais líderes de vários segmentos da cafeicultura e contou com a presença de grande parte da cadeia produtiva do café nacional e internacional. O objetivo do encontro, que teve como tema o ‘Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG’, foi promover a prospecção de negócios e debater os desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, as iniciativas desenvolvidas pelo setor cafeeiro, além de apresentar as últimas tecnologias disponíveis para aumentar a produtividade nas lavouras.

Como uma aliada de peso do cafeicultor, a Syngenta, empresa líder no segmento agrícola, esteve presente no evento por meio de sua plataforma de café, a Nucoffee, que oferece tecnologias avançadas, orientações e referências técnicas para produtores garantirem as melhores condições para o cultivo. Durante o encontro, a empresa apresentou seu portfólio completo para manter a produtividade no campo, incluindo a apresentação de Nucoffee Artisans: de fermentação controlada desenvolvido em parceria com a UFLA (Universidade de Lavras) e que tem conquistado resultados cada vez mais positivos ao longo dos anos, elevando a pontuação na escala dos grãos especiais.

O processo de fermentação controlada é uma técnica inovadora que ocorre nos frutos do café cereja natural ou descascado, oferecendo alta consistência no resultado e melhorando não apenas a qualidade, mas também ampliando os sabores e aromas. As pesquisas para o desenvolvimento do Nucoffe Artisans iniciaram em 2018. “Um dos principais objetivos durante o desenvolvimento desse grão especial foi identificar quais eram os fatores críticos para o sucesso da fermentação e obter uma bebida diferenciada. Assim, por meio de capacitação dos produtores e monitoramento do processo, conseguimos padronização e consistência do perfil de bebida na safra atual e nas seguintes”, destaca Juan Gimenes, Gerente de Marketing da Syngenta.

O passo a passo dessa metodologia está sendo instruído aos produtores para que eles tenham melhor domínio do processo, aumentando, assim, a qualidade e ampliando o leque de descrição de sabores para atrair um público maior tanto nacional quanto internacional. 

Além disso, foi ministrada uma palestra pela Dra. Rosane Freitas Schwan, professora titular na Universidade Federal de Lavras, sobre os principais diferenciais do Nucoffee Artisans e contou com o discurso de abertura do Gerente de Projetos Especiais da companhia, Tiago Noronha, que falou sobre as ações da empresa direcionadas para o cultivo do café. “O Brasil é protagonista no cenário cafeeiro mundial e, por esta razão, esse seminário foi fundamental para debatermos assuntos relevantes para o setor, não só em volume de produção ou negócios, mas também na apresentação de tecnologias para uma produção mais sustentável. Prova disso é que tivemos ótima receptividade por parte dos produtores às nossas iniciativas com polinizadores”, afirmou Tiago.

Para o evento, a Syngenta preparou um estande para apresentar suas iniciativas em sustentabilidade, que primam pela coexistência entre a prática agrícola e a conservação de insetos polinizadores, organizadas sob o Projeto Coexistência, que reúne iniciativas para promover boas práticas nesse sentido. Por meio do Link(https://www.syngenta.com.br/projeto-coexistencia), é possível conhecer mais sobre cada uma delas. 

Exemplo delas é nossa parceria com a AgroBree, agtech que visa promover a integração entre e apicultores, por meio da qual viabilizamos uma relação de ganhos mútuos via produção assistida. Na safra 2021-2022 do café, foi realizado um projeto piloto com área tratada de 110 hectares nas regiões Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Mogiana Paulista com 440 colmeias. A iniciativa rendeu um índice de produtividade de 21,4% maior do que a safra anterior.

A pesquisadora Jenifer Ramos, da Embrapa Meio Ambiente, apresentou aos visitantes de nosso estande os benefícios da polinização de cafezais por abelhas nativas brasileiras (sem ferrão). Como brinde, foi oferecido um kit com mel de florada de café produzido por apicultores que fazem parte da iniciativa com a AgroBee.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.