Sophia @princesinhamt
Agronegócio

StoneX mantém projeção de safra recorde de soja e aponta desafios no início do plantio devido ao clima

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A consultoria StoneX manteve sua estimativa para a safra de soja do Brasil em 2024/25, projetando uma produção recorde de 165,04 milhões de toneladas. Apesar do cenário otimista, que representa um aumento de 10,8% em relação à safra anterior, a consultoria alerta para as dificuldades que o tempo seco pode trazer ao início do plantio, especialmente para o Brasil, o maior produtor e exportador mundial de soja.

Esse aumento significativo na produção está ligado à expectativa de uma recuperação nas produtividades, após os desafios climáticos enfrentados na . No entanto, a especialista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi, ressalta que o alcance desse potencial está condicionado a um clima favorável. “Para alcançar esse potencial, o clima precisa ficar dentro da normalidade”, destacou Lodi em nota oficial.

Atualmente, um padrão de seca predomina em grande parte das regiões produtoras, com meteorológicas indicando chuvas esparsas e localizadas nas próximas duas semanas. Essa condição pode dificultar o aproveitamento da janela de plantio, mesmo para as áreas que encerram o vazio sanitário contra a ferrugem da soja antes da metade de setembro.

A StoneX também informou que o crescimento esperado na área plantada é modesto, abaixo de 1%, em um contexto de preços pressionados e expectativa de ampla oferta global. A consultoria manteve sua projeção de 46,5 milhões de hectares para a área plantada na safra 2024/25.

Embora um possível atraso no plantio da soja devido à seca não seja um fator crítico para o desempenho da safra em si, ele pode impactar a segunda safra de milho, que é semeada logo após a colheita da oleaginosa.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.