Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Solidariedade em Ação: Sistema CNA/SENAR Contribui para Reconstrução do Agronegócio no Rio Grande do Sul

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Sistema CNA/SENAR (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está lançando uma extensa ação de apoio para reconstruir e revitalizar o setor agropecuário no Rio Grande do Sul, que foi severamente afetado pelas recentes enchentes. A iniciativa, chamada de SuperAção Rio Grande do Sul, envolverá as Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, contando com um aporte financeiro de R$ 100 milhões e a mobilização de profissionais do SENAR de diversas regiões do país.

Cerca de 300 técnicos e instrutores do SENAR, especializados em diversas áreas, serão direcionados para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar a situação, auxiliar na recuperação das propriedades e apoiar o retorno das atividades produtivas. O presidente da CNA, João Martins, destacou a importância dessa ação, ressaltando a expertise técnica e a experiência do sistema em situações de desastres naturais.

Além da equipe nacional, técnicos e profissionais do SENAR-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) já estão atuando no auxílio aos produtores rurais locais. A equipe do SENAR irá oferecer suporte em diversas áreas, incluindo inventário de perdas, manutenção de maquinários e assistência técnica e gerencial.

O diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, ressaltou a abrangência da ação, mencionando o sucesso do projeto SuperAção Brumadinho em auxiliar produtores afetados por desastres anteriores. As regiões do Sul que receberão os atendimentos estão sendo identificadas, com foco em grupos que sofreram impactos em suas produções de alimentos.

Em Santa Catarina, a FAESC mobilizou sindicatos rurais e produtores em campanhas de auxílio ao Rio Grande do Sul. Cargas de leite e maçã foram enviadas, junto com alimentos para o rebanho. O presidente da FAESC e 1º vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, destacou os laços históricos e culturais entre os dois estados, fortalecendo o sentimento de solidariedade.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.