Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Sítio Santo Amaro: A trajetória de sucesso de Luiz Carlos de Faria na cafeicultura

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Carlos de Faria, sua esposa, Karina Klama da Silva e a filha do casal, Sara Emanuelle.

No Sítio Santo Amaro, localizado em Silvianópolis, um café excepcional conquistou a pontuação de 87,75, destacando-se pela suavidade e pelo doce sabor que a natureza proporciona. Com notas sensoriais ricas em caramelo e cidreira, o café apresenta um equilíbrio harmonioso com toques de frutas cítricas e hortelã. Seu corpo denso e licoroso, aliado a uma acidez cítrica marcante e nuances de mel, cria uma experiência única a cada xícara. Porém, mais do que um café especial, cada gole representa a história de superação e a paixão pela cafeicultura da família de Luiz Carlos de Faria.

A jornada da família começou em 1988, quando Pedro Francisco de Faria, pai de Luiz Carlos, adquiriu 2,4 hectares de terra para o cultivo de café, após a do avô Ozório Francisco de Faria. O desafio inicial rapidamente se transformou em uma verdadeira paixão que atravessou gerações. Luiz Carlos, emocionado, reflete: “Se a gente contar, ninguém acredita!” Seu pai, um trabalhador rural dedicado, plantou os primeiros 500 pés de café na propriedade, enfrentando diversas dificuldades.

Atualmente, Luiz Carlos administra uma propriedade de 18 hectares, sendo 5 hectares destinados ao cultivo de café. Com mais de 30 anos de experiência, sua relação com a lavoura começou na infância, acompanhando a família na . Juntamente com sua esposa, Karina Klama da Silva, ele dá continuidade à tradição familiar, e sua filha de 4 anos, Sara Emanuelle, já demonstra o mesmo pela cafeicultura. A produção atual gira em torno de 140 sacas a cada dois anos, com 20% dessa quantidade sendo classificada como café especial.

Em , Luiz Carlos passou a participar do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, oferecido pelo Sistema Faemg Senar, o que ampliou sua visão sobre a qualidade e o potencial do seu café. “Já fiz novos cursos do Sistema e estou investindo bastante em conhecimento”, afirma, mencionando os cursos de Classificação e Degustação de Café e Torra. Ele ainda aguarda a oportunidade de participar do de Cafés Especiais, visando aprimorar ainda mais a qualidade de sua produção.

A propriedade já conta com infraestrutura moderna, incluindo um trator, uma carreta hidráulica, uma roçadeira, um caminhão, um terreiro de concreto de 450 metros quadrados e dois terreiros suspensos, construídos recentemente. “Meu pai, com 81 anos, adorou a ideia do terreiro suspenso”, compartilha Luiz Carlos, orgulhoso de ainda contar com o apoio de seu pai nas atividades diárias.

Em 2022, Luiz Carlos obteve o sétimo lugar no concurso da Coopervas, o que despertou seu interesse em participar de mais competições. Este ano, ele está envolvido em quatro concursos: Cupping do ATeG, durante a Semana Internacional do Café (SIC); Florada Premiada, da Três Corações; o concurso da Coopervas; e o Cup of Excellence 2024, promovido pela BSCA.

O caminho percorrido até aqui foi desafiador, mas a motivação de Luiz Carlos vem da fé e do apoio familiar. “Enquanto eu organizava o material para enviar ao Sistema Faemg Senar, minha filha se aproximou e disse: ‘Papai, continue trabalhando bastante. Você e a mamãe vão ganhar muitos troféus'”, relembra. “Foi um divino, mostrando que estamos no caminho certo.”

O café do Sítio Santo Amaro foi escolhido pelo projeto “Meu Café no Sistema Faemg Senar” para o mês de setembro, proporcionando visibilidade a cafeicultores e marcas que produzem cafés especiais. O produto é apresentado em eventos e ações promovidas pela entidade, além de ser servido em sua sede e nos 10 Escritórios Regionais no interior de Minas Gerais.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.