O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) foi destaque no espaço do Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Ilhota na Expofeira Gaspar, de 4 a 9 de julho, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, em Gaspar, no Vale do Itajaí (SC). A programação também contemplou palestras da equipe técnica da ATeG sobre Piscicultura e Pecuária de Corte.
A feira visou promover a interação entre a comunidade urbana e a produção rural com foco na valorização do trabalho dos produtores rurais, demonstrando um pouco da vida no campo aos visitantes. Durante o evento, o Sistema Faesc/Senar promoveu as palestras “Tilapicultura em viveiros escavados – analisando a viabilidade técnica da atividade” com o técnico da ATeG e engenheiro da aquicultura, Gustavo Rauh, e “Manejo Reprodutivo: estratégias para alta performance” com o técnico da ATeG e médico-veterinário, Pablo Henrique Ambrósio.
O evento também contou com a participação dos representantes do Sindicato Rural de Ilhota, Fabrício Scharf e Jéscica Kremer, do supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, e do zootecnista e técnico de campo da ATeG pelo Sindicato Rural de Ilhota, Antônio Carlos Correia Junior.
“Nossa participação na feira foi um sucesso. Recebemos a visita de muitos produtores interessados em conhecer a ATeG e tivemos palestras de alta qualidade, com expressiva participação de público”, frisou Ricardo.
A ATeG é promovida em Santa Catarina por meio da parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios e conta com participação expressiva de produtores rurais que compreendem a importância da gestão eficiente para o crescimento de suas propriedades, com foco na tecnologia e inovação, fortalecendo o empreendedorismo rural.
ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE E PISCICULTURA
De acordo com dados do Sistema Faesc/Senar-SC, desde que foi criado em 2016, o programa com foco para a Bovinocultura de Corte atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. Neste ano, 56 grupos e 1.600 produtores fazem parte do programa, que hoje é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do agronegócio de Santa Catarina e do país.
A ATeG Piscicultura também iniciou em 2016 em Santa Catarina e até o momento atendeu 417 produtores em 48 municípios catarinenses. Atualmente, estão em andamento oito grupos com 201 produtores no Estado.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que é uma satisfação observar o desempenho do setor e reforça o compromisso com as ações de promoção, defesa e representação dos interesses dos produtores rurais, não somente na Bovinocultura de Corte e Piscicultura como nas demais oito cadeias produtivas atendidas pelo programa. “O sucesso da ATeG nos confirma que estamos no caminho certo e isso nos motiva a inovar cada vez mais para aumentar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salienta que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como excelentes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Os produtores que participam da ATeG estão inovando cada vez mais, não somente na gestão como na implementação de novas práticas de manejo, tecnologias e outros aspectos importantes para que tenhamos uma produção de alimentos de alta qualidade”.
A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica que o programa tem duração de quatro anos com uma metodologia aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.
Atualmente, são beneficiadas 10 cadeias produtivas: Agroindústria; Agroindústria Apícola; Apicultura; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de corte; Fruticultura; Maricultura; Olericultura; Ovinocultura de Corte e Piscicultura.
Fonte: portaldoagronegocio