Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Senior Sistemas e Selgron se unem em parceria e integram software e hardware para classificação de grãos de arroz

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A qualidade dos alimentos é sempre um desafio no agronegócio e precisa ser garantida desde o começo da cadeia produtiva até a mesa do consumidor. Para se ter êxito nessa jornada, empresas e gestores do setor precisam investir no processo de classificação destes alimentos, como é o caso dos grãos de arroz. Dessa forma, é possível garantir uma precificação correta ao produtor, bem como um destino adequado para a esteira produtiva. No entanto, este método ainda exige que as análises e laudos gerados pelos equipamentos sejam lançados manualmente em sistemas ERP, sob risco de fraude ou erro humano, o que causa transtornos e até mesmo insegurança ao processo como um todo. 

Preocupadas com a automação desta jornada, assim como a criação de soluções agro, sejam elas softwares ou hardwares, a Senior Sistemas, referência em tecnologia para gestão, e a Selgron, especialista na fabricação de equipamentos para o agronegócio, se uniram em parceria para o desenvolvimento de uma nova comunicação entre o hardware especialista em análises, CS-Rice, e o sistema ERP da companhia.  

“Na prática, o CS-Rice, classificador scanner 3D, recebe uma amostra de grãos de arroz e gera uma imagem em 360º de cada um destes grãos, possibilitando a análise detalhada em sua circunferência total. Depois dessa avaliação, o scanner permite identificar a classificação do grão por formato, avaliando a largura e espessura, se ele está inteiro ou quebrado, e sua coloração, reconhecendo se a superfície possui defeitos e manchas”, explica Graciele Lima, Head de Produto para Agronegócio na Senior Sistemas.  

A avaliação do scanner 3D pode ser aplicada em dois momentos na solução ERP. O primeiro deles, se dá ainda no recebimento da carga vinda do produtor, onde se integra ao módulo de suprimentos dentro do processo de originação do grão. “Neste caso, é realizada a classificação do grão durante a entrega da matéria prima para a empresa, já que o produto pode ter sido originado diretamente da lavoura, sem ter tido um tratamento apropriado anterior.  Depois de analisado, as informações são encaminhadas para o ERP nas tabelas de classificação da carga, automatizando processos manuais e possibilitando, conforme o resultado, efetuar a entrada do produto correto ou realizar os descontos da carga daqueles grãos que não têm a qualidade adequada para serem utilizados”, comenta a Head de Produto para Agronegócio na Senior Sistemas.

“O segundo deles, já na etapa produtiva, é dentro do módulo de qualidade, a fim de garantir as normas da ISO na jornada de inspeção, onde são verificados se os percentuais resultantes da amostra estão dentro da qualidade esperada, para então aprovar ou reprovar a carga da ordem de produção”, esclarece Graciele. 

Buscando, cada vez mais, agregar valor aos seus clientes, a Senior disponibiliza a todos os clientes do seu ERP que utilizam as jornadas de recebimento e beneficiamento de grãos, o acesso a nova solução CS-Rice, da Selgron, que dispõe de APIs que se comunicam. Os clientes que utilizem qualquer um dos processos mencionados, só precisarão ativar a integração a terão disponível para uso, sem nenhum custo adicional. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.