De 17 a 19 de julho, o Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM) em Uberlândia sediará a 33ª Semana da Família Rural, uma iniciativa voltada à capacitação de produtores rurais, especialmente da agricultura familiar. Promovido em parceria com a Emater-MG, o Sindicato Rural de Uberlândia e a Secretaria Municipal de Agronegócio, o evento visa qualificar produtores rurais e microempreendedores por meio de uma série de cursos e oficinas.
Inspirada na tradicional Semana do Fazendeiro, organizada pela Universidade Federal de Viçosa, a Semana da Família Rural (SFR) deste ano contará com 21 cursos, oferecendo um total de 413 vagas. As inscrições, que custaram R$30 por curso, foram encerradas no dia 10 de julho. Entre os cursos, destaque para a “Introdução à Operação de Drones”, que abordará desde os conceitos básicos dessa tecnologia até seu uso prático no campo, passando por aspectos legais e regulamentares.
Negócios nas Redes Sociais
Outro curso relevante é o “Redes Sociais para o Seu Negócio”, direcionado a microempreendedores e produtores rurais. Este curso ensinará como criar conteúdos atraentes, engajar o público-alvo e medir o impacto das publicações nas plataformas Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. “Nosso objetivo com a Semana da Família Rural é oferecer oportunidades de qualificação e novos conhecimentos a um custo acessível, facilitando a atualização profissional de produtores e pequenos empreendedores”, explica Alessandro Salvador da Silva, coordenador regional da Emater-MG.
A programação também inclui cursos mais tradicionais, que continuam sendo muito procurados pelos produtores, como criação de bezerros, cafeicultura, avicultura caipira, apicultura, boas práticas de fabricação na produção alimentícia e processamento de vegetais. “Os cursos atraem interessados não só de Uberlândia, mas de várias cidades da região, que, se desejarem, podem utilizar o alojamento do instituto. A procura é grande. Além dos cursos, haverá uma feira para a comercialização de gêneros alimentícios”, comenta Alessandro.
História e Impacto
Iniciada em 1980, a Semana da Família Rural tem evoluído ao longo dos anos, adaptando seus cursos e público-alvo, sempre com resultados positivos. De acordo com Alessandro, o evento tem sido fundamental para diversas experiências profissionais bem-sucedidas no meio rural, proporcionando aprendizado aplicado em planejamento, produção, comercialização e preservação ambiental.
Hoje, a SFR é um dos maiores eventos de extensão do estado, alcançando seus objetivos graças à colaboração com diversas instituições, entidades e empresas patrocinadoras. Além disso, a iniciativa busca aproximar a comunidade acadêmica dos produtores rurais locais, permitindo que professores do instituto apliquem na prática os conceitos ensinados em sala de aula.
Fonte: portaldoagronegocio