Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Segundo vídeo sobre combate à monilíase é lançado

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Segundo vídeo sobre combate à monilíase é lançado

A campanha de conscientização e combate à monilíase avança com o lançamento do segundo vídeo, que traz dicas sobre como evitar que a doença chegue às propriedades produtoras de cacau. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e do CocoaAction Brasil. 

O novo episódio aborda temas como as diferentes formas de prevenção à doença, com dicas sobre a adoção de boas práticas agrícolas, além de apontar diversos cuidados que devem ser aplicados nas propriedades. Entre os principais pontos de atenção para o produtor está a compra de mudas e sementes. 

A monilíase do cacaueiro é provocada por um fungo que forma um pó branco ou de cor creme na superfície do fruto. Os esporos contidos nesse pó se espalham com facilidade pelo ar, e podem causar perdas de até 100% dos frutos. Assim, para evitar a proliferação da doença, frutos, hastes e sementes de cacau não devem ser transportados de uma região produtora a outra. 

A doença foi detectada pela primeira vez em 2021 no Acre, em zona urbana e distante dos ambientes de produção. No entanto, ela já está presente em áreas de países vizinhos ao Brasil como Equador, Colômbia, Peru e Bolívia. 

A série de vídeos tem o intuito de alertar produtores e técnicos sobre a importância da prevenção, a fim de evitar que a doença chegue às áreas produtoras de cacau e cupuaçu. Ele conta com o apoio técnico da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES).

Todos os vídeos estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Abicab, AIPC e CocoaAction Brasil:

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.