Sophia @princesinhamt
Agronegócio

São Paulo obtém condição essencial para retirada da vacinação contra aftosa

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
São Paulo obtém condição essencial para retirada da vacinação contra aftosa

O Estado de ão Paulo conseguiu comprovar melhorias no desempenho e qualidade do serviço veterinário, no âmbito da saúde animal, e obteve a nota necessária para evoluir no Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O comunicado da Superintendência Federal de Agricultura no Estado (SFA-SP) ao secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, foi formalizado nesta terça-feira (22).

De acordo com o documento, a superintendente Andréa Moura informa que o Estado alcançou a condição essencial para a retirada da vacinação contra a febre aftosa. “Com base nesse resultado e no das ações estaduais contidas no referido Plano Estratégico, o estado reúne os requisitos mínimos para avanço no status junto aos demais estados componentes do Bloco 4”, diz o comunicado.

Para alterar a mudança de status do Brasil de “livre de aftosa com vacinação” para “livre de aftosa sem vacinação”, o ís foi dividido em blocos compostos por Estados com características semelhantes de trânsito e comércio de . A retirada da vacinação vem acontecendo nesses blocos.

São Paulo faz parte do bloco 4, junto com Bahia, , Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, , Sergipe e Tocantins. Esse bloco se encontra em processo de substituição da vacinação por outras medidas de vigilância da doença.

A análise das condições de São Paulo ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Estado. São Paulo conseguiu avançar a nota em sete itens do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali SV), avaliados no PNEFA.

Conforme programado previamente, o Estado seguirá vacinando os animais em 2023 e aguarda a próxima janela de vacinação que será estabelecida pelo Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do (Mapa). O Brasil não registra nenhum caso de febre aftosa desde 2006.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.