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Agronegócio

Santos Brasil avança cinco anos na expansão do Tecon Santos para 3 milhões de TEUs

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A Santos Brasil está acelerando significativamente o projeto de expansão do Tecon Santos, prevendo elevar sua capacidade para 3 milhões de TEUs até 2026, cinco anos antes do inicialmente planejado para 2031. Com um robusto de R$ 2,6 desde 2019, dos quais cerca de R$ 1,3 bilhão já foram aplicados, a companhia destinará aproximadamente R$ 420 milhões apenas neste ano para o terminal.

Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, destacou que essa antecipação é crucial para atender à crescente demanda do porto de Santos, que apresentou um crescimento médio anual de 3,3% no transporte de contêineres na última década. A estratégia manter sempre disponíveis cerca de 200 mil TEUs de capacidade no terminal, garantindo assim um alto nível de serviço para exportadores, importadores e armadores no principal porto do país.

O projeto incluiu inicialmente a expansão do cais para 1.200 metros, tornando o Tecon Santos o único da América do Sul capaz de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366 metros de comprimento, os maiores que operam no Brasil.

Atualmente, o foco está na expansão do pátio, com a construção de um novo espaço de armazenagem de contêineres. Isso envolve a demolição dos prédios administrativos existentes e a realocação de infraestruturas como subestação de energia e balanças, além da construção de um novo prédio administrativo ao lado da portaria terrestre. Também estão em andamento obras de eletrificação do pátio para suportar mais contêineres refrigerados, prevendo um aumento para 3 mil unidades.

Entre os investimentos em equipamentos, destacam-se a aquisição de dois portêineres e oito e-RTGs (guindastes móveis de pátio elétricos), além de empilhadeiras e veículos de movimentação de cargas. Esses equipamentos de última geração são operados remotamente, melhorando a e a precisão das operações portuárias.

O projeto também está alinhado com metas ambientais, incluindo a neutralização de carbono das operações até 2040, com iniciativas como caminhões movidos a GNV, placas de energia solar e o uso de tecnologias para maior eficiência energética.

Na área de tecnologia da informação, a Santos Brasil implementou o OPUS da CyberLogitec para otimizar o planejamento e a operação portuária, privilegiando o uso de inteligência artificial para melhorar a gestão do terminal.

Essas medidas não apenas ampliam a capacidade do Tecon Santos, mas também reforçam seu papel como um dos terminais de contêineres mais eficientes e estratégicos da América Latina.

Fonte: portaldoagronegocio

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