A segunda etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024 será realizada em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, de 17 a 19 de junho, no frigorífico Fridosa. Organizado pela Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu), o evento contará com a avaliação de aproximadamente mil animais Nelore, com suporte técnico da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
“Estamos mais uma vez a caminho de Santa Cruz de La Sierra. É evidente o compromisso renovado dos neloristas na Bolívia em manter e aprimorar as características da raça. Esse empenho reflete a paixão e dedicação dos produtores bolivianos pelo gado Nelore. Estamos empolgados para ver essa tradição de excelência prosperar mais uma vez durante este evento”, destacou Victor Miranda, presidente da ACNB.
O crescimento da criação de Nelore na Bolívia tem sido notável nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Estadística (INE) da Bolívia, o país possui atualmente mais de 500 mil animais Nelore, representando cerca de 60% do rebanho bovino total.
“A cada etapa, observamos um crescimento na qualidade dos animais, com uma evolução no peso médio das carcaças, demonstrando que o Nelore da Bolívia está atingindo um patamar de excelência. A Fridosa mantém seu compromisso em apoiar o desenvolvimento da pecuária boliviana, e somos gratos à ACNB e à Asocebu por mais este grande evento”, afirmou Juliano Santos, do frigorífico Fridosa.
Denominado “Circuito Nelore de Qualidade Internacional – Bolívia”, o evento premiará os vencedores durante a Nelore Fest, em dezembro, juntamente com os grandes campeões do Brasil. A contagem dos resultados será independente da competição brasileira.
Calendário das Próximas Etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2024
As próximas etapas do Circuito acontecerão nas seguintes datas:
|
|
Sobre o Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela ACNB, o Circuito Nelore de Qualidade promove e fortalece a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça como produtora de carne de alta qualidade. A iniciativa, que avalia os resultados dos produtores em suas diversas realidades e sistemas de produção, é apoiada por Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal no Brasil. Na Bolívia, conta com o apoio do frigorífico Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização fica a cargo da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: portaldoagronegocio