Com projeções de mais um recorde de produção na safra 2022/2023, a Valtra, marca pioneira na fabricação de tratores e soluções para cultivo, projeta um cenário aquecido para o mercado de máquinas agrícolas. “O produtor bem remunerado e com planejamento reinveste no campo, principalmente em novas tecnologias, que geram oportunidades de alavancar sua produtividade e eficiência operacional”, afirma Alexandre Vinicius de Assis, diretor de Vendas da marca.
Existe um processo acelerado de incorporação das tecnologias na agricultura, tornando-a digital. Além de liderar o ritmo de geração de empregos, o agronegócio também está ficando mais jovem e cada vez mais profissionalizado, que demanda ao mercado mais soluções voltadas à agricultura de precisão e digital.
Para Assis, o ingresso na agricultura moderna começa pela procura por tecnologias que ajudem o produtor a realizar uma gestão baseada em fatos, coletando dados, processando e gerando uma série de informações e características da área produtiva. Também fazem parte desse mercado soluções para melhorar a gestão dos insumos, com base em padrões e requisitos estabelecidos pelo próprio produtor, como câmeras, sensores, drones, dispositivos de georreferenciamento, piloto automático em máquinas agrícolas, monitores de colheitas, semeadoras, mapas de prescrição à taxa variável e controle bico a bico dos pulverizadores.
A base do negócio da marca está sedimentada no custo-benefício de seus equipamentos para o agricultor, investindo em tecnologias que são fundamentais durante todo o processo produtivo, desde máquinas agrícolas a soluções conectadas. O resultado são equipamentos robustos e inteligentes, que geram economia de combustível, fator importante na gestão financeira de uma fazenda, além da fácil operação, com a potência e torque ideais para o cultivo em propriedades variadas. Máquinas inteligentes são diferenciais em produtividade, o trator Série S4 entrega ao produtor economia de 17% de combustível nas atividades diárias e um excelente desempenho de 19% mais hectares trabalhados por hora para que atinja o máximo de eficiência. No segmento de plantadeiras, a Momentum Valtra entrega máxima eficiência e economias que chegam a R$ 50 mil por safra.
“A Valtra tem uma estratégia de tecnologia aberta e 360° capaz de atender todo o ciclo produtivo agrícola. Renovamos nos últimos anos praticamente todo o nosso portfólio e, nos recentes meses, inserimos novos modelos de pulverizador e tratores no mercado brasileiro. Temos soluções tecnológicas embarcadas em nossas máquinas e equipamentos agrícolas que vão desde o preparo de solo, plantio, tratos culturais até a colheita. Continuaremos aperfeiçoando nossas tecnologias e trazendo novidades para proporcionar melhor rentabilidade ao negócio do nosso cliente é nosso foco”, exemplifica Assis.
Pode-se afirmar que, hoje, o mercado de máquinas agrícolas vive uma verdadeira revolução comercial. Daqui por diante, o produtor rural brasileiro não vai somente adquirir uma máquina de trabalho, mas também vai poder ter toda a estrutura e suporte para produzir mais e aumentar a sua rentabilidade, tendo a máquina como uma estação inteligente de produtividade e o concessionário como um consultor e parceiro do seu negócio.
Pensando nisso, a marca desenvolveu, por exemplo, uma ferramenta de telemetria para controle e gerenciamento do seu equipamento, tornando a tomada de decisão mais rápida e eficiente: o Valtra Connect. A solução permite ao proprietário avaliar o desempenho do equipamento ou da frota de qualquer lugar e em tempo real, desde que a máquina esteja conectada a internet. Entre os inúmeros benefícios, destaca-se a possibilidade de gerenciar a performance do equipamento, proporcionando uma tomada de decisão mais inteligente, aumentando a eficiência da máquina ao mesmo tempo que otimiza insumos, com o objetivo de proporcionar uma melhor rentabilidade ao negócio. Outra vantagem é a possibilidade de realizar diagnóstico remoto, permitindo o suporte proativo e inteligente ao cliente, garantindo maior disponibilidade da máquina, tornando a jornada de trabalho mais produtiva e reduzindo custos operacionais.