Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Safra 2024/25: Previsão da Cofco Aponta Menor Crescimento da Área de Plantio de Soja no Brasil em 10 Anos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A área plantada com soja no Brasil na safra 2024/25 deverá registrar o menor crescimento dos últimos dez anos, aproximando-se de 47 milhões de hectares, conforme apontou Luiz Noto, CEO da divisão de Grãos e Oleaginosas da Cofco no Brasil, em entrevista à Reuters. Segundo Noto, a expansão será contida por “margens menores” para os agricultores, impactadas pelos preços em baixa na bolsa de Chicago, que estão próximos das mínimas dos últimos quatro anos, além das elevadas taxas de juros que afetam o financiamento agrícola.

Apesar dessa desaceleração no crescimento da área plantada, a safra brasileira de soja, cujo plantio começa em meados de setembro em estados como Mato Grosso e Paraná, dependendo da chegada das chuvas, ainda tem potencial para alcançar um novo recorde de produção. “Para a próxima safra de grãos, vemos o potencial da safra de soja ser maior do que este ano, com crescimento contínuo de área e melhores rendimentos, devido aos impactos climáticos deste ano”, afirmou Noto, referindo-se à seca que afetou parte do centro-sul e às enchentes no Rio Grande do Sul durante a safra 2023/24.

A Cofco estima que o potencial de crescimento da área plantada se aproxime de 47 milhões de hectares, número que, segundo Noto, pode levar o Brasil a alcançar uma safra recorde, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Embora a Cofco não tenha especificado o crescimento exato da área plantada em relação à safra anterior, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a área plantada na última safra foi de aproximadamente 46 milhões de hectares. O menor crescimento da última década foi registrado na temporada 2016/17, com uma expansão de 1,98% em relação ao ciclo 2015/16.

Considerando uma condição climática normal, Noto prevê que a produção de soja para 2024/25 possa atingir 168 milhões de toneladas, superando a produção da safra 2023/24, que caiu para 147,4 milhões de toneladas, segundo a Conab. No ciclo anterior, o Brasil havia atingido o recorde de 154,6 milhões de toneladas. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apresenta estimativas ligeiramente superiores, apontando uma produção de 153,2 milhões de toneladas em 2023/24 e 160,3 milhões de toneladas no ano anterior.

A Cofco também está adotando medidas para melhorar a rastreabilidade, o gerenciamento de riscos e o desempenho dos fornecedores, além de avançar em seu compromisso de alcançar cadeias de suprimento de soja livres de desmatamento até 2025 e livres de conversão em regiões sensíveis da América do Sul até 2030. Em maio de 2024, a empresa realizou o primeiro envio de 50 mil toneladas de soja brasileira livre de desmatamento e conversão (DCF), com destino a Tianjin, na China.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.