A Rumo anunciou a atualização de sua projeção de investimentos para a primeira fase da Ferrovia do Mato Grosso (FMT). O novo terminal está previsto para iniciar suas operações em 2026, com capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas por ano e possibilidade de expansão com novos módulos no futuro. O custo total da empreitada deve variar entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,3 bilhões.
De acordo com a companhia, o terminal de transbordo da fase inicial da FMT será situado na BR 070, próximo à MT 130. A localização foi escolhida para otimizar a movimentação de carga, aproveitando a malha rodoviária existente e as melhorias de infraestrutura em andamento na região. A distância ferroviária entre o novo terminal e o Terminal de Rondonópolis será de aproximadamente 160 km. A Rumo avalia que o retorno sobre o investimento continua sendo atrativo e está alinhado com as expectativas para este projeto. A nova projeção de investimentos substitui integralmente as estimativas divulgadas no Fato Relevante de 3 de novembro de 2022.
A atualização reflete a inclusão de cerca de R$ 500 milhões para a construção do novo terminal, que não estava contemplada na projeção anterior. Além disso, a revisão exclui os investimentos já realizados até junho de 2024, atualiza as premissas de construção e leva em conta as novas premissas macroeconômicas fornecidas por consultorias especializadas.
A Ferrovia do Mato Grosso representa um projeto transformador tanto para a Rumo quanto para a infraestrutura ferroviária brasileira. Junto com os outros investimentos em andamento no sistema ferroviário e no Porto de Santos, a iniciativa promete expandir os benefícios da ferrovia para um número crescente de clientes e um volume maior de carga. O projeto visa promover uma logística mais segura, eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro.
Fonte: portaldoagronegocio