Grupo BASF – 2º trimestre de 2023:
- •As vendas caíram 24,7%, totalizando € 17,3 bilhões
- •O EBIT antes de itens especiais diminuiu € 1,3 bilhão, totalizando € 1 bilhão
Perspectiva ajustada para 2023:
- •Vendas esperadas entre € 73 bilhões e € 76 bilhões
- •Previsão de EBIT antes de itens especiais entre € 4 bilhões e € 4,4 bilhões
Em um ambiente de mercado adverso, as vendas do Grupo BASF no segundo trimestre de 2023 caíram 24,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando €17,3 bilhões. “Enfrentamos uma baixa demanda das principais indústrias clientes, exceto o setor automotivo”, disse Dr. Martin Brudermüller, Presidente do Conselho da Diretoria Executiva da BASF, ao apresentar os resultados juntamente com o Diretor Financeiro, Dr. Dirk Elvermann.
A BASF já havia ajustado suas perspectivas para 2023 e divulgado números preliminares no dia 12 de julho. A queda nas vendas foi impulsionada principalmente por preços mais baixos, sobretudo nos segmentos de Produtos Químicos, Tecnologias de Superfície e Materiais. O segmento de Soluções Agrícolas conseguiu implementar um aumento de preços. Volumes de vendas menores gerados por uma demanda mais baixa prejudicaram o desempenho das vendas em todos os segmentos. Além disso, os efeitos cambiais reduziram as vendas.
A lucro operacional (EBIT) antes de itens especiais de € 1 bilhão no segundo trimestre de 2023 ficou € 1,3 bilhão abaixo do valor do mesmo período do ano anterior. Quase todos os segmentos contribuíram para esse resultado, com quedas significativas nos lucros, principalmente os segmentos de Produtos Químicos e Materiais. O EBIT antes de itens especiais do segmento de Soluções Agrícolas teve um leve declínio. A divisão Tecnologias de Superfície obteve um ligeiro crescimento nos lucros. O EBIT antes de itens especiais atribuíveis à categoria “Outros” melhorou consideravelmente. O EBIT teve uma queda de € 1,4 bilhão, totalizando € 974 milhões. Esse valor inclui o lucro de empresas integrais contabilizadas pelo método de equivalência patrimonial no valor de €22 milhões (período do ano anterior: € 101 milhões).
A lucro operacional antes da depreciação, amortização e itens especiais (EBITDA antes de itens especiais) teve uma queda de € 1,3 bilhão, totalizando € 1,9 bilhão. O EBITDA, por sua vez, diminuiu € 1,5 bilhão, atingindo € 1,9 bilhão no segundo trimestre de 2023. O lucro líquido foi de € 499 milhões em comparação com € 2,1 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior.
Desenvolvimento de fluxos de caixa no segundo trimestre de 2023
Os fluxos de caixa das atividades operacionais totalizaram cerca de € 2,2 bilhões no segundo trimestre de 2023, € 950 milhões acima do valor do mesmo período do ano anterior. Os pagamentos realizados para ativos intangíveis, patentes, plantas e equipamentos aumentaram em € 381 milhões em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, totalizando € 1,3 bilhão. Dessa forma, no segundo trimestre de 2023, o fluxo de caixa livre foi de € 905 milhões, uma melhora de € 569 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2022.
Desenvolvimento dos segmentos da BASF no segundo trimestre de 2023
As vendas no segmento de Produtos Químicos no segundo trimestre de 2023 diminuíram 38,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior e totalizaram € 2,7 bilhões. Preços menores das matérias-primas, combinados com excesso de oferta e demanda mais fraca levaram a preços mais baixos em ambas as divisões operacionais. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o EBIT antes de itens especiais diminuiu 76,3%, chegando a € 202 milhões.
Com € 3,6 bilhões, as vendas no segmento de Materiais foram 25,8% menores do que no sólido trimestre do ano anterior. A queda nas vendas resultou principalmente de preços significativamente mais baixos em todas as regiões devido à redução dos preços das matérias-primas. Além disso, no segundo trimestre de 2023 o desempenho das vendas foi prejudicado por conta de uma nova deterioração da demanda. O EBIT antes de itens especiais diminuiu 60,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e totalizou € 265 milhões.
As vendas no segmento de Soluções Industriais diminuíram 22,5% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, totalizando € 2,1 bilhões. Esse indicador foi impulsionado principalmente por uma queda acentuada nos volumes resultante de uma demanda mais fraca. O EBIT antes de itens especiais caiu 61,6%, totalizando € 124 milhões no segundo trimestre de 2023.
Com € 4,2 bilhões, as vendas no segmento de Tecnologias de Superfície foram 22,4% menores do que no segundo trimestre de 2022. O desempenho das vendas do segmento foi impactado principalmente pelos preços significativamente mais baixos dos metais preciosos na divisão Catalysts. O segmento aumentou o EBIT antes de itens especiais em 1,5% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, atingindo € 230 milhões. Um crescimento considerável dos lucros na divisão Coatings mais do que compensou o declínio no EBIT antes de itens especiais na divisão Catalysts.
As vendas de € 1,7 bilhão no segmento Nutrição e Cuidados foram 17,4% menores do que no mesmo trimestre do ano anterior. O desempenho das vendas foi atribuído a um acentuado declínio nos volumes em todas as áreas de negócios, como resultado da menor demanda. O EBIT do segmento antes de itens especiais diminuiu 84,8%, chegando a € 33 milhões.
No segmento de Soluções Agrícolas, as vendas de € 2,2 bilhões ficaram 9,3% abaixo do nível do mesmo trimestre do ano anterior. A principal razão foi a queda nos volumes devido ao aumento dos estoques dos canais nos principais mercados individuais, bem como aos preços mais baixos das commodities agrícolas. Com € 213 milhões, o EBIT antes de itens especiais ficou 4,3% abaixo do mesmo trimestre do ano anterior, especialmente devido aos volumes menores.
As vendas em “Outros” caíram 30% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, totalizando € 799 milhões. Isso ocorreu principalmente devido à redução das vendas no comércio de commodities. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o segmento “Outros” registrou uma melhora de 64,1% no EBIT antes de itens especiais, para menos € 60 milhões. Isso foi resultado principalmente de uma melhor contribuição das seguradoras.
Medidas para aumentar a competitividade
A BASF está implementando uma série de medidas para melhorar a competitividade. Como anunciado no final de fevereiro, a empresa está realizando um programa de redução de custos com foco na Europa, e está adaptando suas estruturas Verbund em Ludwigshafen, Alemanha. “Juntamente com as iniciativas que já estavam em andamento em nossas unidades de serviços globais, reduziremos os custos fixos até o final de 2026 para que diminuam cerca de € 1 bilhão anualmente”, disse Elvermann. Até o final de 2023, a BASF espera obter uma economia anual de mais de € 300 milhões com o programa de redução de custos. “Além disso, controlamos de forma contínua e rigorosa nossos custos fixos e evitamos custos discricionários sempre que possível. Temos um foco maior na gestão de caixa para otimizar nosso fluxo de caixa livre. Ao longo do ano, continuaremos reduzindo nossos níveis de estoque”, acrescentou Elvermann.
Fonte: portaldoagronegocio