Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Rede latino-americana de negociadores comerciais do setor agroalimentar é lançada pela OMC, IFPRI e IICA

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI) lançaram uma rede de negociadores agrícolas da América Latina, a qual visa fortalecer as posições desses países em foros multilaterais, como a Organização Mundial de Comércio (OMC), que tratem de questões do setor agroalimentar. 

Também gerará propostas concretas de negociação baseadas nos interesses regionais, facilitará consensos e agendas de trabalho para negociar na OMC e promoverá o fortalecimento de capacidades para as negociações agrícolas internacionais nos ministérios da agricultura, comércio e outros dos países latino-americanos. 

Entre os objetivos da rede também se contempla a identificação de possíveis parcerias com outras nações ou blocos da OMC que apoiem posições específicas da América Latina; bem como analisar desafios e oportunidades para aumentar as exportações do setor agroalimentar regional. 

A rede foi criada em uma reunião realizada em Genebra, Suíça, da qual participaram atores responsáveis pelo comércio agrícola da América Latina na OMC. 

Participaram desse encontro: Jean Marie Paugam, Diretor Geral Adjunto da OMC; Edwini Kessie, Diretor de Agricultura e Produtos Básicos dessa organização; Valeria Piñeiro, Chefe Interina da região América Latina e Coordenadora Sênior de Pesquisa na Divisão de Mercados, Comércio e Instituições do IFPRI; Adriana Campos, especialista em Comércio do IICA; e Gloria Abraham, consultora internacional e assessora do Instituto. 

A rede é composta por diferentes atores que intervêm nos processos de negociação na OMC: responsáveis pelo comércio agrícola dos ministérios da agricultura dos países da América Latina, delegados agrícolas em Genebra e encarregados nacionais de negociações nos próprios países.  

Na primeira sessão da rede, os participantes conversaram sobre a situação atual das negociações em agricultura antes da próxima Conferência Ministerial da OMC (em fevereiro de 2024), as perspectivas do ritmo negociador em Genebra, os interesses dos atores envolvidos, a identificação da posição regional da América Latina nos temas vinculados a seus interesses, possibilidades de integração regional e a incorporação de uma maior liderança por parte dos representantes dessas nações.  

Participaram do evento embaixadores, representantes permanentes e delegados agrícolas de 17 países da América Latina na OMC. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.