Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Recordes de exportação de carne de frango: abril ultrapassa 450 mil toneladas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nada fora do que vinha sendo previsto até a semana passada: pela média diária, os embarques de carne de frango in natura de abril passado sofreram retração, registrando recuo anual de 9%. Mas como o mês teve quatro dias úteis a mais que em 2023, o total mensal só de produto in natura somou 453 mil toneladas, resultado que proporcionou dois recordes: o maior volume mensal de 2024 (aliás, dos últimos 13 meses) e o maior volume já embarcado em um mês de abril.

O preço médio continuou inferior ao de um ano atrás. Mas também permaneceu em recuperação em relação ao mês anterior (pelo oitavo mês consecutivo), apresentando ganho de quase 5% sobre março passado.

A receita, claro, foi influenciada pelo aumento anual de mais de 11% no volume embarcado. Apresentou resultado positivo tanto sobre o mês anterior (quase 19% a mais) como sobre abril de 2023 (aumento de quase 6%). O resultado, por sinal, reverteu desempenho registrado nos 11 meses passados (maio/23 a março/24), todos marcados por uma receita cambial inferior à do mesmo mês do ano anterior.

Porém, o bom desempenho do mês ainda não foi suficiente para reverter as quedas que vêm sendo observadas no decorrer do ano. Assim, o primeiro quadrimestre de 2024 foi fechado (dados preliminares em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado) com queda de 2,7% no volume embarcado, de 8,7% no preço médio e de 11,2% na receita cambial.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.