As tecnologias de defesa fitossanitária do pasto e a importância deste manejo para a competitividade da pecuária brasileira estiveram entre os assuntos em destaque da coletiva de lançamento da nova edição do Rally da Pecuária, realizada nesta quinta (10/11). A IHARA é uma das patrocinadoras nacionais da expedição, que tem saída a campo já na próxima semana, com duração prevista de nove meses.
Durante a coletiva aos jornalistas, o líder do segmento de Pastagens da IHARA, Guilherme Moraes, lembrou que o país tem avançado no desenvolvimento de soluções de alta tecnologia para maior qualidade da pastagem, reduzindo as perdas e otimizando os resultados dos pecuaristas na engorda à pasto: “Se pensarmos que, no Brasil, mais de 80% da carne bovina é produzida em regime de pastagens, – e que justamente essa particularidade de solo e clima é um dos principais fatores de competitividade do rebanho brasileiro -, quanto mais o produtor puder otimizar os custos de produção, melhor para o sucesso no segmento”.
Moraes destacou ainda que 2022 foi um ano muito especial para a IHARA, com a entrada da empresa no segmento: “Lançamos um portfólio completo para as pastagens, com sete produtos de alta tecnologia e eficiência, voltados ao controle das principais ameaças à saúde dos pastos, como o ataque de pragas, doenças e a mato-competição. O tratamento de sementes e os inseticidas aparecem como os grandes diferenciais para a cultura, assim como os herbicidas. Soluções realmente inovadoras, com a tecnologia japonesa IHARA, adequadas para a realidade brasileira, de solo e clima, para apoiar os ganhos de rentabilidade dos pecuaristas brasileiros”.
Rally da Pecuária
O Rally volta a campo em sua 11ª edição com novo roteiro de visitas a produtores e coleta de amostras de pastagens. Ao contrário das edições anteriores, a expedição ocorrerá ao longo de nove meses, com equipes dedicadas às visitas presenciais, levando informações aos produtores e técnicos de campo, e à realização de oito eventos regionais in loco, com temas relacionados à produtividade e sustentabilidade, além de dois eventos especiais — com foco no mercado de pecuária de corte — ampliando assim a abrangência do Rally.
No campo, a equipe técnica percorrerá, a partir do dia 16 de novembro, os estados de Goiás — saindo de Goiânia e percorrendo as regiões de Rio Verde, onde será realizado evento regional, e Nova Crixás – seguindo para a região de Gurupi, no Tocantins, e chegando na capital Palmas. Na sequência, os técnicos irão para as regiões de Redenção e Xinguara, no Pará, retornando a Palmas em 25 de novembro. A segunda equipe terá início em 11 de dezembro, deixando o Tocantins em direção ao Mato Grosso, onde percorrerá as regiões de Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Rondonópolis — onde será realizado evento técnico -, Cuiabá e Pontes e Lacerda, encerrando esta etapa em 17 de dezembro em Vilhena, Rondônia. As próximas etapas ocorrerão a partir de 23 de janeiro de 2023.
- Mais informações no site do Rally da Pecuária
Fonte: portaldoagronegocio