Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Promovendo Políticas Agrícolas Sustentáveis e Inovadoras: Diretor do IICA no Congresso da AAPRESID

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em seu discurso no Congresso da Associação Argentina de Produtores de Semeadura Direta (AAPRESID), realizado em Buenos Aires, Manuel Otero, Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), abordou o avanço da agricultura nas últimas seis décadas. Otero ressaltou que o setor agrícola tem feito progressos significativos, conseguindo alimentar uma população crescente com um menor uso de recursos naturais e prevê que essa tendência de melhoria continuará tanto em produtividade quanto em impacto ambiental.

Otero falou para um público diversificado, composto por produtores, representantes de empresas agropecuárias voltadas para a inovação tecnológica, acadêmicos e funcionários. O evento contou com uma seção especial organizada IICA e a AAPRESID, onde especialistas internacionais discutiram o futuro dos sistemas agroalimentares nas Américas.

O IICA mantém uma parceria estratégica com a AAPRESID, uma rede de produtores que, há mais de 30 anos, promove sistemas sustentáveis de produção de alimentos, fibras e energia no campo argentino.

O Diretor Geral enfatizou que a agricultura enfrentará grandes desafios no futuro, que ão além da garantia da segurança alimentar para uma população em crescimento. A crise climática exigirá não apenas esforços para mitigar suas consequências, mas também para adaptar-se a seus impactos. Além disso, a agricultura deverá fornecer alimentos mais nutritivos, colaborar na transição energética e revitalizar os territórios rurais.

Otero lembrou que a agricultura já superou desafios significativos no passado, como a Grande Depressão de 1930, a Segunda Guerra Mundial e a recente pandemia de COVID-19. “A narrativa sobre a agricultura deve ser positiva. Não podemos continuar a afirmar que a agricultura é a causa de todos os problemas. O setor está muito melhor do que estava há 60 anos e continuará a melhorar,” afirmou.

Encorajando uma abordagem proativa, Otero pediu que se iniciasse a construção do futuro desejado em vez de simplesmente se preparar para o futuro esperado. Ele destacou que os próximos 25 anos serão decisivos e mais importantes que os últimos 10.000 anos. “Devemos projetar políticas públicas que apoiem a natureza, os agricultores e a inovação, com uma visão de longo prazo,” acrescentou.

Otero também ressaltou a importância da aliança estratégica do IICA com redes de produtores focadas em sustentabilidade e inovação, como a AAPRESID. “Essa jornada não pode ser feita sozinha. Precisamos unir forças. O IICA promove uma aliança continental para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, conectando governos, setor privado, acadêmicos e organismos de cooperação,” explicou.

Finalizando seu discurso, Otero citou Norman Borlaug, conhecido como o pai da Revolução Verde, que triplicou a produção de alimentos na década de 1960: “Não será possível construir um mundo pacífico sobre estômagos vazios e miséria humana.”

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.