Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Projeto incentiva pequenos produtores de leite e inscreve queijos artesanais no World Cheese Awards

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Queijos autorais produzidos por pequenos produtores de leite do Oeste do Paraná estão em destaque no World Cheese Awards, que ocorrerá em Portugal entre os dias 15 e 17 de novembro. Entre os produtos inscritos, estão as especialidades Láurea, Passionata e Entardece D’Oeste, fabricadas no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná – Biopark. Este ano, 4.784 queijos de 47 países serão avaliados.

O pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy Bortoli, destaca a qualidade e o diferencial dos produtos apresentados: “Esses queijos se destacam pelas cores vibrantes, sabores marcantes e aparências únicas, além das inovações no processo produtivo, que conferem um diferencial sensorial incrível. Este concurso é considerado o ‘Oscar dos queijos’, e acreditamos muito nos produtos que vamos apresentar.”

Projeto Sustentável de Valorização da Produção de Leite

O projeto de queijos finos do Biopark, iniciado em 2019, envolve 22 pequenas e médias propriedades produtoras de leite da região, com a fabricação de 26 variedades de queijos. A iniciativa tem como objetivo agregar valor à produção de leite, já que o Paraná é o segundo maior produtor do Brasil, com uma produção superior a 12 milhões de litros diários.

Ao longo de 2024, 52 produtores participaram dos cursos organizados pelo Biopark Educação, que introduziu cinco novas especialidades de queijos: Bel Paese, Cheddar Inglês, Emmental, Jack Joss e Abondance. “O projeto é gratuito, e o único para o produtor é a adaptação ou construção do espaço de produção, quando necessário”, explica Bortoli. O Biopark, em parceria com o Sebrae, IDRPR e Sistema Faep/Senar, oferece completa, que abrange desde a avaliação da qualidade do leite até as etapas de embalagem, divulgação e comercialização dos produtos.

Foco na Qualidade e Diversidade

A qualidade do leite é rigorosamente analisada nas propriedades, com a escolha das tecnologias de fabricação de queijos adequadas ao perfil de cada lote de leite. O cuidado em promover a diversidade de produtos é uma prioridade, garantindo que produtores de uma mesma região não fabriquem os mesmos tipos de , o que fortalece a Rota de Queijos Finos no Oeste do Paraná. As três especialidades de queijo inscritas no concurso foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos do Biopark e serão fabricadas pela queijaria Flor da Terra, localizada dentro do parque.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.