Queijos autorais produzidos por pequenos produtores de leite do Oeste do Paraná estão em destaque no World Cheese Awards, que ocorrerá em Portugal entre os dias 15 e 17 de novembro. Entre os produtos inscritos, estão as especialidades Láurea, Passionata e Entardece D’Oeste, fabricadas no parque Tecnológico do Oeste do Paraná – Biopark. Este ano, 4.784 queijos de 47 países serão avaliados.
O pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy Bortoli, destaca a qualidade e o diferencial dos produtos apresentados: “Esses queijos se destacam pelas cores vibrantes, sabores marcantes e aparências únicas, além das inovações no processo produtivo, que conferem um diferencial sensorial incrível. Este concurso é considerado o ‘Oscar dos queijos’, e acreditamos muito nos produtos que vamos apresentar.”
Projeto Sustentável de Valorização da Produção de Leite
O projeto de queijos finos do Biopark, iniciado em 2019, envolve 22 pequenas e médias propriedades produtoras de leite da região, com a fabricação de 26 variedades de queijos. A iniciativa tem como objetivo agregar valor à produção de leite, já que o Paraná é o segundo maior produtor do Brasil, com uma produção superior a 12 milhões de litros diários.
Ao longo de 2024, 52 produtores participaram dos cursos organizados pelo Biopark Educação, que introduziu cinco novas especialidades de queijos: Bel Paese, Cheddar inglês, Emmental, Jack Joss e Abondance. “O projeto é gratuito, e o único custo para o produtor é a adaptação ou construção do espaço de produção, quando necessário”, explica Bortoli. O Biopark, em parceria com o Sebrae, IDRPR e Sistema Faep/Senar, oferece assessoria completa, que abrange desde a avaliação da qualidade do leite até as etapas de embalagem, divulgação e comercialização dos produtos.
Foco na Qualidade e Diversidade
A qualidade do leite é rigorosamente analisada nas propriedades, com a escolha das tecnologias de fabricação de queijos adequadas ao perfil de cada lote de leite. O cuidado em promover a diversidade de produtos é uma prioridade, garantindo que produtores de uma mesma região não fabriquem os mesmos tipos de queijo, o que fortalece a rota de Queijos Finos no Oeste do Paraná. As três especialidades de queijo inscritas no concurso foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos do Biopark e serão fabricadas pela queijaria Flor da Terra, localizada dentro do parque.
Fonte: portaldoagronegocio