A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com o suporte de federações e sindicatos, estão atualmente em processo de estudo conjunto para estabelecer uma referência oficial de preços para o feijão. O grupo encontra-se na fase inicial de coleta de informações sobre o mercado do feijão, tendo já realizado visitas tanto no Paraná quanto em São Paulo.
O objetivo primordial do projeto é desenvolver indicadores de preços para o feijão. Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, os produtores têm destacado a falta de informações precisas sobre a cultura, o que contribui para a especulação no mercado. Pereira ressaltou a importância do indicador, enfatizando que os produtores concordam com a necessidade de um acompanhamento mais detalhado do mercado para fundamentar suas decisões.
Nesta fase inicial do projeto, não apenas estão sendo coletados dados sobre a produção, mas também está sendo estabelecido um sistema de monitoramento contínuo. Esse sistema conta com o apoio das federações e sindicatos rurais da região, com o propósito de fornecer informações atualizadas e precisas aos produtores.
Colheita do Feijão Avança Rapidamente no Paraná, Aponta Ibrafe
Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), a colheita da segunda safra de feijão no Paraná está progredindo rapidamente. Pesquisas recentes indicam que o percentual colhido varia de 50% a 90%, dependendo da região. O relatório semanal da SEAB Paraná, divulgado recentemente, informou que cerca de 58% da colheita foi concluída. Considerando o tempo necessário entre a coleta de dados, compilação e publicação, estimado em 4 a 5 dias, a média atual da colheita já ultrapassa os 70% no estado.
Fonte: portaldoagronegocio