Intitulado “Influência do biotipo maternal e do touro sobre o desempenho, produtividade e qualidade da carne de progênies F1 Angus x Nelore para a produção de carne com alto valor agregado”, o estudo tem o objetivo de avaliar progênies de touros e o impacto da matriz Nelore na geração de animais F1 Nelore Angus para produção de carne de qualidade.
Liderado pela pesquisadora associada da ANCP e professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, Angélica Pereira, e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ANCP e professor da UNESP, Fernando Baldi, o projeto está em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte (LPGC) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP).
Segundo a docente, trata-se de um projeto inovador que permitirá a geração de informações relevantes para a produção de carne de qualidade, desde o período que se obtém o sêmen, passando pela avaliação do perfil maternal, a recria dessas progênies, o ponto ótimo de negociação ao abate, o processamento das carcaças e a qualidade da carne de forma geral, além da rastreabilidade de toda a cadeia e sua valorização.
A pesquisadora ressalta que, do ponto de vista técnico, o projeto é importante para a geração de informações para o mercado e também para os criadores associados da ANCP. “Nosso objetivo é combinar e processar todas as ferramentas – nutricionais, de manejo e de genética -, visando a obtenção de produtos cárneos diferenciados e com maior valor agregado no nosso mercado de carnes”, finaliza.
Fonte: portaldoagronegocio