Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Programa Irriga+SP impulsiona a expansão da agricultura irrigada em São Paulo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Programa Irriga+SP: apoio à irrigação e segurança hídrica

O Governo de São Paulo anunciou um novo programa voltado ao incentivo da irrigação na agricultura paulista. Intitulado Irriga+SP, o programa disponibilizará R$ 200 milhões em crédito e subvenção para pequenos e médios produtores rurais. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, na última semana.

A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, incentivando o uso de tecnologias que aumentam a eficiência dos recursos naturais e reduzem os impactos climáticos. Os recursos serão destinados principalmente à implementação de sistemas de irrigação, infraestrutura rural e energia fotovoltaica, além de investimentos em agricultura de precisão. A meta é ampliar a irrigação no Estado, que atualmente cobre apenas 6% da área cultivada, para 15% até 2030.

Foco nas regiões mais afetadas pelo déficit hídrico

Com a crescente escassez de água em algumas regiões, o programa Irriga+SP vem em boa hora para enfrentar os desafios climáticos. O déficit hídrico no Estado é particularmente acentuado em áreas onde a evapotranspiração das culturas (perda de água do solo e das plantas) supera a precipitação de chuva. O professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP Ilha Solteira, especialista em engenharia de irrigação, explicou que esse fenômeno tem impactos diretos na produtividade agrícola.

As regiões Noroeste e Oeste do Estado são especialmente vulneráveis ao déficit hídrico. “Essas áreas têm solos arenosos e maiores taxas de evapotranspiração, o que aumenta a necessidade de irrigação para garantir a produção e a segurança alimentar”, afirmou Hernandez. A região entre o rio Tietê e o rio Paraná, que abrange o Noroeste e Oeste, é considerada prioritária para investimentos em irrigação.

Apoio fundamental para o crescimento sustentável

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância de estruturas de armazenamento e sistemas de irrigação, como os pivôs centrais, para reduzir a vulnerabilidade hídrica nas regiões mencionadas. “Não podemos depender exclusivamente do aquífero Guarani, e é por isso que estamos oferecendo condições facilitadas para crédito destinado à irrigação, com taxas de juros mais baixas e um período de carência vantajoso”, afirmou o governador.

Além disso, o incentivo será um passo importante para a verticalização da produção agrícola no Estado, com mais eficiência e economia de recursos. Cristiano Trevizam, diretor comercial e de marketing da Lindsay, destacou a importância do programa para setores como a cana-de-açúcar, citros e grãos, que são referências no Estado. “Com esse plano de irrigação, São Paulo dará um grande passo em direção à eficiência na produção agrícola”, afirmou Trevizam.

Créditos e condições facilitadas

Os pequenos e médios agricultores, com propriedades de até 100 hectares e entre 100 e 500 hectares, poderão solicitar o crédito. A taxa de juros será de até 9,8%, considerando uma subvenção de até 8% por meio do FEAP/BANAGRO, com prazo de pagamento de até cinco anos e carência de até 18 meses. Claudio Candido Lima, diretor financeiro da Lindsay, ressaltou que as condições de crédito são extremamente competitivas em relação ao mercado. “O Governo de SP foi assertivo ao trazer benefícios reais para o agricultor paulista”, concluiu Lima.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.