Em sua primeira fase (recrutamento e seleção de talentos), o ‘Programa Conectando Talentos’, idealizado pela Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, excedeu as expectativas e recebeu 500 inscrições de profissionais de todas as regiões do país.
52 pessoas foram aprovadas no processo seletivo, sendo que 5 receberam bolsa de estudos integral. “Os candidatos têm formações diversas, são homens e mulheres, de 12 estados de Norte a Sul do país. Recebemos candidaturas de estudantes e recém-formados em 31 instituições de ensino diferentes, compostos majoritariamente por jovens que estão buscando ingressar no mercado de irrigação”, conta Mariana Cunali, Diretora de Recursos Humanos da Netafim Brasil e Mercosul.
O programa foi criado para fomentar a empregabilidade no mercado de irrigação, qualificar a mão de obra de profissionais, integrando a teoria e a prática, e com isso, contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do Agro. O público-alvo das inscrições são estudantes e recém-formados dos cursos de Agronomia e Engenharias (Agrícola, Civil, Hídrica, Ambiental ou Mecânica) com interesse em se qualificar para o mercado de irrigação.
“Nossa expectativa é grande para as próximas fases. A irrigação é um dos segmentos que mais crescem e essa é a oportunidade para que os participantes se qualifiquem e desenvolvam carreira no agronegócio”, comemorou Ricardo Almeida, CEO Mercosul da Netafim.
Almeida contou ainda que todos os recursos arrecadados com o Conectando Talentos serão destinados a ações de cunho socioambiental, reforçando a atuação ESG da Netafim com esta ação.
“No âmbito social é fomentar a capacitação e o networking de novos talentos ao mercado de irrigação. No ambiental, vamos destinar os recursos captados para o plantio de árvores em áreas de reflorestamento e implementação da irrigação em hortas de escolas públicas ou de cunho social. E, em governança, a proposta é promover um conteúdo de qualidade, da concepção ao funcionamento de um projeto de irrigação, e indo além com todo o conhecimento agronômico agregado”, detalhou Almeida.
O Programa vai de 18 de Agosto a 27 de Outubro de 2022, sendo realizado no modelo híbrido (online ao vivo e presencial na sede da Netafim em Ribeirão Preto – SP). Ministrado por profissionais especializados da Netafim, terá aulas expositivas e dialogadas, materiais didáticos e de apoio, palestras com convidados especiais (Professores Universitários e Consultores com ampla vivência de mercado) e demonstrações práticas. “São conceitos teóricos e práticos essenciais, além de uma incrível experiência em campo com um projeto real da Netafim. Assim, o participante se qualifica com muito mais conhecimento e networking para ingressar profissionalmente na área”, explica Mariana.
O Conectando Talentos conta com 9 módulos, mais de 20 aulas e 2 palestras. São mais de 50 horas de conteúdos exclusivos onde os participantes estão aprendendo conceitos em dimensionamento de projetos em irrigação localizada; Entendendo o passo a passo para instalação de um projeto; Aprendendo como fazer o manejo de irrigação e fertirrigação; Conhecendo as soluções e produtos mais modernos do mercado mundial; Tendo contato com as melhores práticas de automação e manutenção de projetos; Vivenciando um projeto na prática e em campo e conhecendo mais sobre o mercado de trabalho na agricultura irrigada.
Ao final do curso, além de receber um certificado de capacitação em irrigação localizada, por uma empresa que é líder de mercado, a Netafim vai disponibilizar o currículo dos participantes para os principais parceiros.