Sophia @princesinhamt
Agronegócio

– Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Santa Catarina se Destaca como Referência Nacional

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Santa Catarina, executado desde 2016 pelo Serviço Nacional de Rural (Senar/SC), tornou-se referência nacional ao combinar melhoria na produção rural, gestão eficiente e geração de renda. Representantes do Senar/PR e da Federação da Agricultura do do Paraná (FAEP) visitaram o estado catarinense nos dias 10 e 11 para trocar experiências e conhecer a estrutura do programa, a fim de aprimorar a implantação do ATeG no Paraná.

O primeiro encontro ocorreu em Chapecó, onde a diretora técnica do Senar/PR, Débora Grimm, e os técnicos Daniel da Silva e Guilherme Norberto foram recebidos pela coordenadora estadual do ATeG do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, além do supervisor regional Helder Jorge Barbosa e dos supervisores técnicos Fernando da Silveira e Leandro Simioni. Durante a reunião, foram apresentados os principais dados do programa em Santa Catarina e seus impactos na vida dos produtores rurais.

Segundo Paula Nunes, em 2023, 8.710 produtores e trabalhadores rurais foram capacitados em todo o estado, abrangendo 11 cadeias produtivas, como agroindústria, apicultura, de leite e , fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocultura, e . “Nossa missão é melhorar a vida dos produtores, suas famílias e as comunidades rurais”, destacou Paula.

Débora Grimm, por sua vez, ressaltou a importância do intercâmbio entre federações, afirmando que essa troca de experiências contribui para o sucesso na implementação do programa no Paraná. “Não existe uma fórmula única, mas ao buscar aprimorar o , aumentamos as chances de bons resultados desde o início”, disse a diretora.

A comitiva do Senar/PR também visitou propriedades atendidas pela ATeG em Santa Catarina. Em Nova Itaberaba, conheceram a propriedade de Alcidinei Maroso, assistida pelo técnico Edgar Durante, da ATeG Bovinocultura de Corte. Em Seara, o técnico Eduardo dos Santos apresentou os processos gerenciais da ATeG Bovinocultura de Leite na propriedade de Idacir Biondo. Já em Xaxim, o técnico Edmar Custódio conduziu visitas às propriedades de Luis Carlos Valentini, da ATeG Ovinocultura de Corte, e à Casa Bianchi, uma agroindústria assistida pela ATeG Ovinocultura de Leite.

A diretora técnica do Senar/PR avaliou a visita como essencial para definir prioridades e entender a prática do programa. “Embora as realidades estaduais sejam diferentes, há muitas similaridades nos processos, o que permite evitar erros e adaptar as melhores práticas à realidade do Paraná”, afirmou Débora.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou o impacto positivo do programa na vida de inúmeras famílias e sua relevância para o fortalecimento do agronegócio em Santa Catarina. “A ATeG de Santa Catarina está no caminho certo e já serve de exemplo para outros estados. Receber visitas de equipes interessadas em nosso trabalho demonstra o compromisso da nossa equipe em oferecer um serviço de excelência em prol dos produtores rurais”, destacou Pedrozo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.