Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Programa ATeG promove desenvolvimento da Piscicultura Ornamental e Meliponicultura na Zona da Mata Mineira

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As cadeias produtivas de meliponicultura e piscicultura ornamental serão contempladas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pela primeira vez no Brasil. Os grupos serão formados em municípios da Zona da Mata mineira, dentro das novas 19 turmas que começarão, até o fim deste ano, na área de abrangência da regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Marcos Reis, destaca que mais de 500 produtores rurais serão assistidos, ampliando o alcance da assistência técnica e gerencial na região. “As turmas abrangem a diversidade da produção agropecuária da região. A demanda é grande, por isso as parcerias são fundamentais para nós. Temos prefeituras e empresas parceiras, que nos permitem levar o programa a mais produtores”, destacou.

Os produtores interessados em participar dos grupos devem procurar os Sindicatos dos Produtores Rurais e demais entidades cooperadas do Sistema Faemg Senar dos seus respectivos municípios. Confira as cadeias e os municípios contemplados:

ATeG Piscicultura Ornamental: será implementado para entender a produtores de Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, São Francisco do Glória e Vieiras. A região já se destaca na atividade e deve ganhar ainda mais força e profissionalização com a chegada do programa.

ATeG Meliponicultura: primeiro grupo terá produtores de abelha sem ferrão dos municípios de Dom Silvério e Sem Peixe.

ATeG Fruticultura: turmas serão formadas com integrantes de Paula Cândido e Raul Soares.

ATeG Olericultura: primeiro grupo da regional nesta cadeia produtiva será formado em Lajinha.

ATeG Café+Forte: serão iniciados seis grupos com produtores de Manhumirim, Ervália, Canaã, Araponga, Vieiras e Rosário da Limeira. Manhuaçu e Divino receberão os primeiros grupos formados pela parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Cooxupé, maior cooperativa de produtores do mundo.

ATeG Balde Cheio: vai auxiliar pecuaristas em Paula Cândido, Mutum, Palma e Laranja. Em Guiricema e Piranga, os grupos terão parceria com as prefeituras.

ATeG Bovinocultura de Corte: contemplará produtores de Viçosa e cidades do entorno.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.