A COOPERNORTE, maior cooperativa agroindustrial da Região Norte, está otimista em relação à colheita da safrinha deste ano. Estima-se que o milho, carro-chefe da segunda safra, alcance uma média de 80 a 100 sacas por hectare. Houve um aumento de 60% na área plantada para a segunda safra em relação ao ano passado.
Além do milho, sorgo e o gergelim se destacam nas plantações da cooperativa. Com base nas previsões, espera-se que o sorgo alcance aproximadamente 45 sacas por hectare, e o gergelim esteja em torno de 500 kg por hectare. Esses números encorajadores refletem o aprimoramento das práticas agrícolas implementadas pela cooperativa nos últimos anos.
“A expectativa é que os esforços investidos resultem em uma produção sólida, beneficiando tanto os cooperados quanto a região em geral. Trabalhamos com uma diversificação de culturas que é fundamental para a sustentabilidade e o sucesso dos produtores, permitindo mais flexibilidade e aumentando a produtividade”, destaca Bazílio Carloto, diretor-presidente da COOPERNORTE. A previsão é de que a colheita da safrinha seja concluída até setembro.
Referência no segmento agroindustrial, a COOPERNORTE atua no nordeste e sudeste do Pará, além de municípios do Maranhão. Atualmente, seus cooperados atuam em uma área plantada que soma aproximadamente 116 mil hectares, correspondendo a 31% da produção agrícola dessa região e a 52% da produção do município de Paragominas (PA), onde a empresa está sediada.
Fonte: portaldoagronegocio