A safra de algodão 2023/24 em Mato Grosso, que abrangeu 1,46 milhão de hectares, apresentou um aumento de 21,57% em relação à área cultivada no ciclo 2022/23. Com a colheita finalizada e a pesagem de grande parte dos fardos de algodão já concluída, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, ontem, o boletim semanal sobre a cultura, trazendo dados mais precisos sobre a produtividade da safra.
A produtividade média do algodão em caroço para 2023/24 foi de 291,71 arrobas por hectare (a/@), o que representa uma queda de 6,24% em comparação ao recorde da safra anterior. Apesar dessa redução, o rendimento médio da safra de 2023/24 ainda é o terceiro maior da série histórica do IMEA.
A produção total de algodão em caroço no estado alcançou 6,40 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde para Mato Grosso. Em relação à produção de pluma, a estimativa é de 2,66 milhões de toneladas, mas esse dado ainda está sujeito a ajustes, uma vez que o beneficiamento do algodão segue em andamento. O percentual de rendimento da fibra, obtido durante esse processo, será o principal indicador para a confirmação do volume final.
Fonte: portaldoagronegocio