Assim como o sucesso de uma gestão comercial depende de uma constante atualização nas técnicas e softwares, a produção também precisa ser atualizada constantemente para ser otimizada.
O agronegócio brasileiro tem buscado manter o protagonismo no cenário mundial a partir do desenvolvimento e da adoção de tecnologias que ajudam a aumentar a eficiência de insumos e a produtividade, utilizando com consciência os recursos naturais e racionalizando os custos.
Com isso, o manejo e a conservação do solo merecem uma atenção especial, já que ajudam a preservar a água e o ar, além de determinarem a produtividade das culturas.
Aumento na produtividade
De acordo com dados do setor, nas últimas 25 safras houve um aumento de cerca de 47 kg de grãos/ha/ano na produtividade da soja brasileira. Porém, especialistas acreditam que o aumento poderia ser ainda mais expressivo se houvesse um investimento na qualidade física, química e biológica do solo.
Em produção de grãos, o monitoramento do solo está geralmente restrito a uma avaliação de variações químicas. Porém, isso não deveria ser o suficiente, já que a avaliação mais ampla do solo, em que fossem levadas em consideração as variáveis biológicas e físicas, ajudaria a identificar fatores que limitam a sustentabilidade da produção.
Desta forma, o diagnóstico da qualidade do solo ajudaria a produção em escala regional, balizando as ações corretivas no curto e médio prazo, assim como privilegiando as pesquisas e a transferência de tecnologia.
Como é feita a análise do solo
A análise do solo é essencial para identificar os nutrientes disponíveis e assim corrigir a terra, para levar mais sucesso para a lavoura. Ela pode ser feita em qualquer época do ano, mas o mais indicado é que aconteça pelo menos a três meses de iniciar o plantio da safra, garantindo tempo o suficiente para recuperar o solo, caso seja necessário.
A análise e a correção do solo devem ser feitas por profissionais capacitados, utilizando ferramentas e laboratórios especializados para que os dados sejam precisos e a interpretação seja correta.
Com os dados coletados, é possível sugerir os melhores cuidados e preparos para garantir que a terra tenha todos os nutrientes adequados, sem prejudicar o solo e suas características. Isso leva mais eficiência para o agronegócio, com safras de maior qualidade e aumento na produção útil.
Fonte: portaldoagronegocio