Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Preço médio do boi gordo apresenta queda de mais de 21% em julho, comparado ao ano anterior

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pelo acompanhamento histórico, os preços evoluem no decorrer do primeiro quadrimestre, absorvendo pequena queda em maio para, em seguida, iniciar novo ciclo de aumento que é interrompido somente em dezembro. Enfim, inicia o ano com incremento de 6,8% no preço médio e finaliza o ano comercializando o boi gordo em cotação 18,1% superior à média alcançada no ano anterior.

No decorrer de 2023 o mercado se mostra totalmente atípico, com ofertas acima das necessidades do mercado consumidor. Com isso, os preços sofreram forte declínio seguindo bem abaixo dos índices históricos.

Pelo histórico, enquanto em janeiro o preço do boi gordo deveria apresentar o incremento de 6,8% sobre a média do ano passado, absorveu queda de 10%. E, em julho, enquanto o histórico aponta incremento de 8,7%, os pecuaristas absorveram 21,1% de redução no preço recebido.

Houvesse acompanhado o histórico, o preço médio do boi gordo teria alcançado valor de R$345,50 por arroba comercializada. No entanto, atingiu cotação média de apenas R$250,81, significando queda de quase 30 pontos percentuais em relação ao histórico.

Transcorrido quase metade de agosto corrente, os preços de comercialização recebidos pelos pecuaristas seguem retrocedendo e, com isso, o índice mensal deve se confirmar como o menor recebido no decorrer do ano, sinalizando que seguirá extremamente negativo e contrário ao histórico.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.