O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando a inflação oficial do país, teve alta de 0,41% em novembro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta (09). Em Curitiba, por exemplo, o tomate pode ser encontrado a R$ 8,90 o quilo.
A caixa de 20 quilos, chega a custar R$ 120 nas centrais de abastecimento do Ceasa. O que representa uma alta de 13,64% entre outubro e novembro. Para os especialistas, a alta nos preços se deve principalmente a fatores climáticos. As frutas e verduras também aumentaram por causa do excesso de chuvas no estado.
Para o engenheiro do Departamento de Economia Rural (Deral), Paulo Andrade “O clima, afeta os preços de maneira geral, pois ele está dominando o mercado este ano”, diz.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em novembro, entre eles a alimentação. As maiores variações vieram da cebola (23,02%) e do tomate (15,71%), cujos preços já haviam subido em outubro (9,31% e 17,63%, respectivamente).
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.
Fonte: portaldoagronegocio