Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Preço da gasolina tem aumento de 0,47% nos postos de combustível no Brasil impulsionado pelo etanol anidro, de acordo com ValeCard

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O preço médio da gasolina nos postos do Brasil subiu 0,47% na semana passada ante a anterior, após três semanas de queda, principalmente devido à alta do etanol anidro nas usinas produtoras, apontou nesta segunda-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

O combustível fóssil atingiu preço médio de 5,725 reais o litro nas bombas, segundo o levantamento, feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.

“Nas próximas semanas poderemos ter novas altas se a Petrobras decidir repassar para as distribuidoras o aumento da cotação do petróleo no mercado internacional”, disse o head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues.

A Valecard citou que, nas últimas duas semanas, o preço do etanol anidro, que compõe 27% da gasolina vendida no Brasil, teve aumento acumulado de 5,12% nas usinas produtoras de São Paulo, de acordo com o indicador Cepea/Esalq.

Paralelamente a isso, a ValeCard destacou que após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados anunciarem um novo corte na produção, a cotação do petróleo nos EUA (WTI) subiu 6,65%, na semana passada, e o Brent ganhou 6,55%.

O preço médio do etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, por sua vez, ficou praticamante estável, a 3,987 reais o litro, contra 3,986 reais na semana anterior.

“Apesar de ter apresentado um aumento ínfimo de 0,02% nesta semana, esse resultado marca uma mudança na trajetória de queda dos preços do etanol hidratado apresentada no mês de março”, disse Rodrigues.

“Nas duas últimas semanas as usinas produtoras de São Paulo aumentaram 4,39% o preço desse combustível, o que deve se refletir nas bombas a partir da segunda semana de abril” , pontuou, citando dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP.

O preço médio do litro do óleo diesel S-10, o mais usado no Brasil, nos postos de combustíveis, apresentou recuo de 0,02% entre os dias 3 e 9 de abril de 2023, em comparação com a semana anterior, a 6,120 reais o litro, o que configura relativa estabilidade nos preços.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.