“O trigo pode ser uma opção para o sistema de produção de Mato Grosso, pois há oferta ambiental, regime hídrico adequado e, por isso, trigo de sequeiro e irrigado são totalmente viáveis”, explica.
O Brasil deve produzir 10,5 mil toneladas de trigo na safra 2022/23, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Rio Grande do Sul e Paraná são os principiais estados produtores, mas Mato Grosso também pode se tornar destaque em alguns anos se depender do incentivo de empresas de pesquisa e produtores rurais.
O estado é importador de trigo, mas já há uma movimentação para que uma agenda pública de incentivo à produção do cereal seja implantada no estado e mude esta configuração.
“A Embrapa contribuirá com esta agenda com pesquisa, pois a agricultura brasileira é movida à ciência. Já sabemos, por exemplo, que o trigo é descarbonizante e vamos explicar tudo isso em Campo Novo do Parecis”, diz o chefe-geral da Embrapa Trigo.
Soja
A soja é o carro-chefe da agricultura mato-grossense e, a cada safra, os produtores rurais buscam mais produtividade e rentabilidade com respeito ao meio ambiente. O Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) desafia os agricultores a aumentar a produtividade e a lucratividade com a cultura da soja.
A palestra ocorrerá na manhã de sexta (31/03) com Breno Araújo, diretor do Cesb, e Winicius Menegaz, consultor campeão estadual de Mato Grosso. “Vou falar da experiência que tive em participar dos desafios do Cesb e o que isso tem ajudado no meu dia a dia para busca de melhores produtividades”, conta Menegaz.
Breno explica que em 15 anos de desafio do Cesb, foi possível mapear pontos importantes para os produtores rurais. “Entendemos o que eles têm em comum e como conseguem resultados fantásticos de produtividade e lucratividade com a agricultura, tudo isso reduzindo impacto ao meio ambiente, usando práticas de conservação de solo e da água e fixação de carbono”, informa.
A Parecis SuperAgro ocorrerá de 28 a 31 de março de 2023, no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis (MT). Mais novidades sobre o evento podem ser conferidas em https://bit.ly/Parecis2023.
Fonte: portaldoagronegocio