O programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), concluiu com sucesso mais uma rodada de negociações na última semana. O evento, realizado em Tocantins durante a Agrotins 2024, focou no setor de bebidas e promoveu 90 reuniões de negócios entre 16 empresas brasileiras e sete compradores internacionais. A expectativa de negócios para os próximos 12 meses supera USD 1,7 milhões.
Conhecendo a Produção Tocantinense
Representantes de cinco países – Moçambique, Portugal, Japão, Peru e Índia – foram convidados pela ApexBrasil para uma agenda intensa e estratégica, visando uma maior aproximação com a produção nacional de bebidas. A visita começou na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), onde, juntamente com a equipe do Governo do Tocantins, foram apresentados os grandes potenciais do estado, incluindo itens do programa governamental “Produtos da Terra”. A qualidade dos produtos locais impressionou os compradores internacionais.
Na sequência, os convidados realizaram uma visita técnica à Fazenda Retiro, onde está localizada a nascente da água mineral Rio Leve, conhecida pela composição rica em silício, considerado o “mineral da juventude”. Antônio Adriano, proprietário da empresa, conduziu a visita e compartilhou a história da marca, destacando a alta qualidade da água produzida. “Hoje foi um dia marcante na minha vida. Vocês podem levar para seus países o relato de que estiveram diante de uma das melhores águas do mundo”, afirmou emocionado.
Rafael Lopes dos Reis, da empresa Made in Market, de Portugal, elogiou a visita e a qualidade do produto. “Temos aqui a possibilidade de levar a boa qualidade de Tocantins e a pureza da água para fora. É isso que o Tocantins merece e é para isso que estamos aqui”, declarou.
Fazendo Negócios
No segundo dia da programação, durante a Agrotins 2024 – a maior feira agrotecnológica da região Norte –, foram realizadas rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e os compradores internacionais. Com 90 reuniões realizadas, a expectativa de negócios para os próximos 12 meses supera USD 1,7 milhões.
Marcos Antônio Ferreira, da Cachaça Meu Garoto, destacou a importância da participação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil. “A sensação que tivemos foi que estávamos fazendo várias viagens dentro de uma só”, comentou. Ele destacou a recepção positiva dos compradores internacionais ao jambu, ingrediente especial da cachaça. “Foi uma euforia! Plantamos a vontade de que mais pessoas ao redor do mundo experimentem o produto”, brincou.
Ana Lídia Zoni Ribeiro, CEO da Hidromel Uruçun da Amazônia, compartilhou sua experiência de transição de pesquisadora para empresária. A partir de uma pesquisa científica com a Embrapa, Ana viu a oportunidade de transformar mel com alto teor de água em hidromel. Após ser capacitada pelo PEIEX, ela se sentiu pronta para exportar. “Eu indico e aconselho que todos façam o PEIEX. Muitas marcas têm medo do mercado internacional, mas a ApexBrasil mostra que exportar é possível”, afirmou. Durante as rodadas na Agrotins, a marca foi um sucesso e Ana já fechou negócios, com expectativa de enviar os primeiros lotes aos novos parceiros em breve.
A ApexBrasil continua a apoiar empresas brasileiras no acesso ao mercado internacional, mostrando que exportar não é um desafio intransponível, mas uma oportunidade viável e lucrativa.
Fonte: portaldoagronegocio