Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Potencial aumento na área plantada de milho nos EUA em 2025 impulsionado pela queda nos preços da soja

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A recente queda nos preços da soja nos Estados Unidos pode levar os agricultores a aumentar a área plantada de milho em 2025, segundo a analista de mercado Karen Braun, da Reuters.

Na terça-feira (17), os futuros de soja de Chicago atingiram os menores níveis contratuais, incluindo os contratos de novembro de 2025, que representam a safra do próximo ano nos EUA. Em contraste, os futuros de milho para dezembro de 2025 também apresentaram quedas, mas com preços relativamente mais favoráveis em comparação aos da soja. Os contratos de soja de novembro fecharam a US$ 9,88-3/4 por bushel, enquanto os de milho de dezembro terminaram em US$ 4,38-1/2. Essa diferença resultou em uma proporção entre os preços da soja e do milho de 2,25, o menor nível registrado para meados de dezembro desde 2015.

Impacto da Relação Preço-Feijão/Milho

A relação preço entre a soja e o milho serve como um indicador importante para os agricultores dos EUA ao decidirem o que plantar no ano seguinte. Quando essa relação fica abaixo de 2,3, o milho tende a ser mais lucrativo, enquanto valores mais próximos de 2,5 favorecem a soja. Historicamente, essa proporção costuma ficar ligeiramente abaixo de 2,4 em dezembro.

Embora muitos agricultores tomem suas decisões de plantio no outono, as flutuações de preços até fevereiro ainda podem influenciar essas escolhas. Se os preços favoráveis ao milho se mantiverem até o início de 2025, há uma grande possibilidade de que a área plantada com milho aumente substancialmente nos Estados Unidos.

O Exemplo de 2015 e Projeções para 2025

O final de 2015 oferece um paralelo interessante. Naquele ano, a proporção de preço entre a soja e o milho favoreceu o cultivo do milho até março de 2016, resultando em um aumento de quase 7% na área plantada com milho, um crescimento significativamente maior do que o habitual.

Apesar dos altos custos de produção e dos preços baixos de 2024, que mantiveram a área de milho abaixo das expectativas iniciais, há uma margem para um aumento considerável na área plantada em 2025. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com a possível redução nos custos operacionais, o aumento da área de milho pode vir acompanhado de um decréscimo na plantação de soja.

A Influência do Brasil e a Demanda Chinesa

Embora o aumento da área plantada com milho tenha, tradicionalmente, levado a uma redução na área dedicada à soja, 2016 foi um ano atípico, com um aumento de 1% na área de soja, mesmo com o forte crescimento da área de milho. Isso ocorreu, em parte, devido à redução nas áreas plantadas com trigo.

No entanto, a demanda chinesa por soja, que antes impulsionava as exportações dos EUA, não apresenta mais o mesmo ritmo de crescimento, especialmente devido ao aumento de 75% na produção de soja do Brasil na última década, enquanto as importações chinesas cresceram menos de 40%. Com a expectativa de que a safra de soja brasileira seja grande, o mercado de soja deve continuar com preços baixos, tornando o cultivo de soja menos atraente para os agricultores dos EUA, o que favorece ainda mais a expansão do milho no país em 2025.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.